A importância da auditoria nas entidades beneficentes de assistência social

Páginas: 32 (7871 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2011
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

RESUMO

Este trabalho tem por estudo configurar a importância e a necessidade da Auditoria para as entidades beneficentes de assistência social. Além disso, apresenta uma análise sobre os aspectos normativos legais e contábeis destacando a transparência da prestação de contas dos serviços prestados por estasentidades, perante os recursos recebidos, como uma forma de aumentar a confiabilidade das informações prestadas, para que continuem desempenhando seu papel de prestadora de serviços sócio-assistenciais junto à sociedade.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO
2 – ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTENCIA SOCIAL
2.1 – CONTEXTO
2.2 – IMUNIDADES E ISENÇÕES PARA ENTIDADES BENEFICENTES3 – AUDITORIA
3.1 – CONCEITOS E OBJETIVOS
3.2 – CLASSIFICAÇÃO DA AUDITORIA
3.3 – AUDITORIA NAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
4 – CONCLUSÃO
5 – REFERÊNCIAS

1 - INTRODUÇÃO

Uma das maiores dificuldades para a fiscalização do Terceiro Setor está na transparência das informações contábeis prestadas à população e ao governo. O Terceiro Setor é formado por empresas semfins lucrativos, ou seja, que não visam o lucro, já que o mesmo é aplicado integralmente na atividade-fim. Essas empresas complementam as atividades do Primeiro Setor (o Estado) e do Segundo Setor (Mercado).
As Entidades Beneficentes de Assistência Social (EBAS) são instituições que fazem parte do Terceiro Setor, e que por serem sem fins lucrativos e atenderem as pessoas em suasnecessidades sociais, ou seja, com políticas sócio-assistenciais tem imunidade tributária conforme Constituição Federal, assim, essas instituições se tornam alvo de gestões muitas vezes fraudulentas que não cumprem as exigências legais e que muitas vezes, o Estado não tem como fiscalizar, ou também por profissionais que não estão aptos às peculiaridades de sua contabilidade.
Com isso, aauditoria nessas instituições com suas normas contábeis, técnicas de gerenciamento e controles internos torna-se uma grande aliada para dar mais transparência às informações contábeis, com informações mais precisas ao Governo e a população em geral, onde estão sendo aplicados os recursos recebidos.
Esta monografia visa abordar as peculiaridades que existe nesse tipo de contabilidade, pois oregistro feito de maneira correta, mais transparente, possibilita demonstrar ao Estado o cumprimento das exigências legais para garantia das imunidades e isenções tributárias e de como essa renúncia fiscal se transforma em benefícios para a sociedade e atestar como a auditoria nessas empresas beneficia a todos os envolvidos no processo dessas informações, e como ela vem para assegurar a confiabilidadenos dados registrados e orientar os profissionais sobre o procedimento correto a ser realizado.
Para alcançar o objetivo do trabalho, este será dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo mostra como as entidades de assistência social estão inseridas na sociedade e a peculiaridade das isenções e imunidades fiscais. O segundo capítulo apresenta técnicas de auditoria e descreve aimportância da auditoria e seu papel para as entidades de assistência social.

A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica através da leitura de livros, sites, revistas especializadas, periódicos, tese de doutorado, para demonstrar que a transparência contábil é vital para a prestação de informações significativas perante à sociedade, ao governo e aos Órgãos Fiscalizadores, naexpectativa também de provocar novas reflexões sobre o assunto.

2 – ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

2.1 – CONTEXTO

As Entidades Beneficentes de Assistência Social - EBAS fazem parte do Terceiro Setor, que se coloca entre o setor público e o setor privado. Este setor é composto por entidades de fins não-lucrativos, ou seja, que não distribui o lucro. Todo o superávit apurado é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História de uma entidade social beneficente gpaci
  • A CONTABILIDADE DAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Entidades de assistencia social
  • A importância da Auditoria externa e interna nas entidades
  • Importância da filosofia para a assistência social
  • Entidade beneficente
  • Manual De Orientacao Cadastro Nacional De Entidades De Assistencia Social
  • A importância social e econômica da auditoria no país

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!