A importância da auditoria contábil nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARLOS AUGUSTO MACHADO TEIXEIRA

















A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL

NAS ORGANIZAÇÕES



















UNIVERSIDADE DE CUIABÁ – UNIC

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CUIABÁ-MT- 2012






CARLOS AUGUSTO MACHADO TEIXEIRA









A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL

NAS ORGANIZAÇÕESTrabalho de conclusão de curso apresentado como parte das atividades para obtenção do título de curso superior em Ciências Contábeis, sob a orientação do Professor













UNIVERSIDADE DE CUIABÁ – UNIC

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CUIABÁ-MT- 2012






DEDICATÓRIAAGRADECIMENTOS











































EPÍGRAFE















































SUMÁRIO















































INTRODUÇÃO



Muito se fala da importância daauditoria. No mundo, nos últimos anos, tem-se tornado fonte de pesquisa e de debates. Poucos profissionais, entretanto, se dedicam a esse ramo das Ciências Contábeis.

A auditoria é interna nas organizações é um tipo de ferramenta importante para a tomada de decisão dos administradores, vem sendo tratada com bastante interesse pelas empresas. A utilização daauditoria interna tornou-se imprescindível para empresas se tornarem cada vez mais organizada, reduzindo assim os erros e desperdícios.

Sendo assim a auditoria é uma ferramenta de gestão, pois, vem como acompanhamento do sistema no apoio ao processo de tomada de decisões, obtendo informações que podem ser utilizadas como um diferencial competitivo da empresa diante deseus competidores.

A auditoria como uma das técnicas contábil tem sido destacada pelos autores da área como instrumento para garantir a maximização e qualidade dos resultados organizacionais. Principalmente a auditoria interna, visa assessorar a parte administrativa e tem auxiliado para que a transparência e exatidão das demonstrações financeiras e de um fluxo deinformações constantes e de rápidos resultados minimizam ou até mesmo, em alguns casos, acabam com possíveis dolos que aterrorizam as atividades da organização.

Devido ao crescimento de muitas empresas e às diversas ocorrências de fraudes e multas fiscais, a auditoria tem se tornado um programa preventivo que vem sendo adotado em grande escala.As empresas têm que tomar medidas preventivas para poder atender melhor suas necessidades, a auditoria interna seguindo os princípios da contabilidade pode assim conseguir os resultados esperados pela administração da empresa à qual presta a sua colaboração.

No entanto, a auditoria interna vem para examinar as demonstrações e registros capacitando assim o auditorobservar a exatidão, integridade e autenticidade de tais demonstrações, registros e documentos.

Com o presente trabalho tende a dar um passo na pesquisa nessa área, mostrar de forma resumida as funções como forma de estudo, vantagens da auditoria interna e a grande importância da auditoria interna nas empresas para as organizações.



OBJETIVOS

Objetivo GeralIdentificar através de estudos e pesquisas a importância da auditoria interna nas empresas para as organizações.



Objetivos Específicos

• Identificar a importância da auditoria operacional para as organizações;

• Avaliar o sistema de controle interno na empresa;

• Apresentar a importância da auditoria em relação ao controle interno;...
tracking img