A importância da arte para o desenvolvimento da criança com sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN


Ester Fabíola de Carvalho Picanço[1]
Silvia Maria Barbosa Andri[2]


RESUMO


O presente estudo focaliza a prática do ensino de Artes visuais realizadas com crianças com de síndrome de Down e teve como objetivo central pesquisar e apresentar ao leitor a importância desse ensino para aformação e desenvolvimento dessas crianças. A referida pesquisa teve um cunho bibliográfico e de campo “in lócus” na Instituição APAE Macapá, enfatizando a arte como um elemento que deve ser valorizado pela escola e efetuado com objetivos sistematizados e aliados ao cotidiano do aluno, pois desta forma poderá direcionar o ensino para que seja de qualidade e contribua para que a criança possa ter umdesenvolvimento integral tornando-se sujeito consciente de seus deveres e direitos como cidadão participativo da sociedade. Salientando a importância das Artes visuais para o desenvolvimento cognitivo de crianças com de síndrome de Down, tendo em vista que apesar da educação ser uma arte milenar, seus processos ainda são tidos como complexos, logo necessitam ser executados pelos docentes e comunidadeescolar com maestria, amor, competência, responsabilidade e interesse para que possa ser obtido êxito.


Palavras-chave: Artes visuais. Ensino Especial. Síndrome de Down. Inclusão. Desenvolvimento integral.


Introdução

Os estudos sobre a síndrome de Down tiveram seu inicio por volta do século XIX, e a cada dia novos estudos com propostas inovadoras sobre o assunto vem surgindo.Mesmo com grandes avanços em relação ao estudo e compreensão da síndrome de Down. De acordo com os estudos a visão que a sociedade postulou durante várias décadas a respeito de pessoas com síndrome de Down era de uma pessoa retardada, incapaz de ter uma vida normal. Infelizmente ainda hoje é frequente a formação de conceitos equivocados sobre essa síndrome.
Não se pode negar a afirmação deque a criança Down apresenta algumas limitações e até mesmo precise de condições especiais para aprendizagem, mais se deve enfatizar, que estes através de estímulos decorrentes do ensino de Artes Visuais podem se desenvolver. “É muito importante que crianças com síndrome de Down sejam colocadas em uma situação em que consigam um desempenho escolar. Cada criança tem seu próprio potencial, que deveser explorado, avaliado, depois desafiado.” (PUESCHEL, 2005, p. 181).
O interesse por este assunto surgiu a partir da descoberta das inúmeras possibilidades e habilidades dessa criança especial. Acredita-se que as dificuldades apresentadas por ela no processo de ensino-aprendizagem não são apenas inerentes a sua condição genética, mais têm um caráter interativo com suas características,com o ambiente familiar e educacional e com a proposta educativa a ela oferecida.
O objetivo desse estudo é pesquisar e apresentar ao leitor a importância do ensino de Artes Visuais para a formação e desenvolvimento da criança com síndrome de Down, passando por abordagens neurológicas, psicológicas e pedagógicas com objetivo de ampliar o campo de estudo. E como o processo de aprendizagem écomplexo procurou-se manter uma linha de trabalho, seguindo uma sequencia, passando pelas etapas da educação infantil e a busca pela inclusão da criança Down na ambiência escolar do ensino regular, pois se acredita que é na fase da educação infantil, que os valores e padrões de comportamento estão sendo estruturados, portanto é muito importante que as crianças, com deficiência e sem deficiênciapossam estar em contato, ambas convivendo e aprendendo a respeitar as diferenças.

1 - Contribuição de Artes Visuais para a inclusão escolar na educação básica


O trabalho com a criança no campo das artes também deve ser centrado no contato e interação com o outro e as eventuais complementações pedagógicas devem ser informais, através do jogo espontâneo, da relação com o colega e com o...
tracking img