A importância da arte na educação especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3351 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ



















A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL






































































CURITIBA


2013

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ



















A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃOESPECIAL




Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.




































CURITIBA


2013



AIMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Antônia Vieira da Silva Jordão[1]


Sandra Mendes da Silva


Prof. MSc. Neir Moreira [2]



RESUMO

O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da arte na Educação Especial, assim como transformar as atividades com arte em ferramentas didático-pedagógica, procurando conscientizar os alunos que a arte pode ser um importante instrumento nasua prática docente, pois eles tornam os sujeitos construtores do seu próprio conhecimento. Na atualidade a arte se faz presente na vida da criança, por isso é de fundamental importância desde cedo começar a despertar os dons na criança, para que a mesma possa desenvolver sua capacidade de pensar, agir e desenvolver seus dons artísticos que e tem dentro de si. Por isso cabe a escola formaralunos artistas, sendo assim os professores tem que desenvolver aulas atraentes e significativas para ajudar na formação do aluno. Faz-se necessário os professores incentivar seus alunos para que os mesmos possam desenvolver seu senso critico e criativo. É através do trabalho com arte que os educandos vão conhecer valores sociais. Trabalhar com artes visuais, danças, músicas e teatros motivam os alunospara a aprendizagem, de forma mais prazerosa, despertando melhor seu interesse, desenvolvendo sua criatividade. Nesse sentido o tema é relevante porque desperta no aluno maior participação e motivação de aprender. A problemática motivadora deste trabalho é; até que ponto a metodologia em artes realizados na educação especial podem contribuir para o desenvolvimento ensino-aprendizagem dessesalunos com deficiência? Evidenciando a necessidade de se revitalizar a arte, oportunizando ao aluno um direito seu. O referido estudo caracteriza-se como uma natureza a pesquisa qualitativa e quantitativa, do tipo bibliográfica e exploratória, onde seu conteúdo abordará as informações que foram coletadas no decorrer do estudo. Como resultado de pesquisa verificou-se que a arte é de fundamentalimportância para o desenvolvimento do aluno com deficiência.

Palavras-Chave: Arte. Educação Especial. Aprendizagem.



INTRODUÇÃO

O tema aborda a importância da arte na educação especial. Não são raros os educadores que se angustiam ao se depararem com alunos que possuem deficiências e não sabem como agir para interferir no problema. A cada dia fica mais claro a necessidade em considerartodas as questões que possam envolver as deficiências.

Dentre essas deficiências podemos citar que muitas escolas brasileiras, não tem condições de atendimento com recursos didáticos e professores qualificados, que possam trabalhar com alunos que possuem certas deficiências. Quanto ao aprendizado é válido destacar que muitas escolas não se preocupam em utilizar o trabalho com arte comocritério pedagógico, sendo que poderiam aderir artes visuais, dança, teatro e música adequadas a faixa etária e cognitiva de cada criança, que além de contribuir para o aprendizado, este é realizado de forma prazerosa. Os trabalhos artísticos dão aos discentes oportunidades para desenvolverem o senso artístico. Diante disso surge a problemática geradora de que forma a arte ajuda na formação...
tracking img