A importância da ética para o exercício do profissional contábil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Todo profissional experimenta situações diferenciadas e provocadoras em seu dia-a-dia, ocasionando algumas vezes em dilemas morais. Em conseqüência do comportamento praticado que contraria o que a maioria da sociedade acredita ser o adequado, ou racionalizações que são justificativas para a conduta inadequada, a consciência de que nada imoral foi praticado,requer doprofissional conhecimento e reflexão sobre as conseqüências que possam advir da conduta adotada, pois a decisão é, no fundo, pessoal; dependendo dos seus valores e princípios individuais.


O ensino da disciplina ética no exercício profissional merece uma atenção especial, pois a formação do ser humano como num todo depende do ponto de vista da conduta do profissional. Diante de um mercadoconcorrido e cada vez mais capitalista o profissional contábil, sempre deve trabalhar visando à competitividade que entre outros pontos é a principal maneira de se consagrar em sua profissão e consequentemente conquistar seu espaço de trabalho e utilizar de seu código de ética.


No Brasil, a profissão contábil foi regulamentada por meio do Decreto-Lei 9.295, de 27 de maio de 1946, que criouo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de contabilidade (CRC), que representam os profissionais e têm poder de fiscalização da profissão. O papel desempenhado pelos profissionais da contabilidade nos escândalos financeiros dos últimos anos e na recente crise financeira de 2008, de uma forma geral, não fez jus à confiança neles depositada pela sociedade. Além disso,têm-se várias situações que se apresentam no cotidiano do exercício profissional, mas que não são divulgadas pela mídia.



Dessa forma, espera-se contribuir para contínua valorização do profissional da contabilidade, notadamente no momento atual em que a complexidade dos negócios e a adaptação às novas normas contábeis passam a requerer do contador decisões que devem refletir as suascompetências, baseadas em seus valores éticos e morais da profissão, assim gera o prestígio da classe e a dignidade do profissional.




1. O problema e a sua importância

A ética tem um papel fundamental na vida de cada profissional que deseja servir a sociedade com a sua profissão, pois a ética vai instruir os procedimentos que são permitidos e proibidos dentro da sociedade organizada, evitandoassim que a vida do profissional fique exposta á corrupção, tornando os princípios éticos obrigatórios no dia a dia dos profissionais.
O perfil do contador visto pela sociedade é de um profissional eficiente, rico em conhecimentos e preparado para encarar a competitividade. Diante de um mercado cada dia mais competitivo é preciso que o contador tenha em mente a consciência de seu verdadeiropapel na sociedade. Diante desta questão questiona – se:
O que pode ocasionar a conduta antiética do profissional Contador na realização de suas funções?



2. Objetivos

3. Objetivo Geral
Identificar elementos que podem ocasionar a conduta antiética do profissional contador na realização de suas funções.


1.4 Objetivos Específicos
• Identificar o que seja comportamento ético eantiético, suas origens e suas comparações.
• Ressaltar a importância do trabalho do profissional e a necessidade de Ética, no exercício de sua profissão.














2- REFERENCIAL TEORICO



2.1 Código de ética do profissional contabilista

A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever.

Diante disso, criou – se o Código de ÉticaProfissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir – se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das praticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão. (Código de ética profissional do contabilista, 2002).

O contador também tem seu Código de Ética...
tracking img