A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL

1136 palavras 5 páginas
A importância da literatura Infanto juvenil no Ensino Fundamental
É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, histórias.“escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.” (Abramovich,Fanny,2009,p.14). É assim, escutando histórias que a criança é inserida no mundo da leitura, primeiro, através da voz dos pais que a criança tem seu primeiro contato com um texto. Entretanto, como seria uma criança que nunca ouviu histórias? Como ela irá despertar o gosto pela leitura? Bem sabemos que a leitura visa ao aprimoramento, tanto da capacidade imaginativa quanto da sensibilidade do aluno. Assim como ele vai para a escola aprender cada uma das disciplinas, a linguagem literária também precisa ser aprendida por ele. O aluno é um leitor em potencial que deve ser conduzido numa área em que muitas vezes não conta com o apoio dos pais, sendo a escola o único espaço que possui esse diálogo.
Em síntese, julgo ser primordial para o ensino fundamental a presença da Literatura Infanto juvenil. Não podemos excluir nossos alunos disso, uma vez que uma grande parte deles são privados disso em casa, e trabalhar com a literatura na escola é uma das melhores oportunidades que temos de formar leitores. No que diz respeito a isso, a leitura precisa se transformar num ato de prazer e não ser um mero exercício formal. Para tal, o caminho deve se iniciar com o despertar da curiosidade na criança. Nesse aspecto, o papel do professor é de extrema relevância.
Por isso, a literatura Enquanto Juvenil precisa tomar de fato, o lugar que lhe é devido nas escolas, sobretudo quando se trata do ensino fundamental.

Para Abravomich, (2009), a arte de contar histórias é uma das maneiras eficazes da criança ser inserida na aprendizagem, pois para ela “ ler histórias para crianças, sempre... é poder sorrir, rir com as situações vividas pelas personagens

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas