A IMPLANTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NO MODELO ECONOMICO BRASILEIRO ENTRE COLLOR E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

273 palavras 2 páginas
O neoliberalismo prega uma reforma radical do estado, é um conjunto de ideias que defende a não participação do estado na economia com total liberdade de comércio e a privatização das estatais e principais serviços públicos.
No Brasil, a adoção do modelo neoliberal iniciou-se com o ex-presidente Fernando Collor de Melo e continuou com o governo de Fernando Henrique Cardoso.
O neoliberalismo no governo de Fernando Collor caracterizou-se principalmente pela abertura de mercado com o lançamento de política industrial de comercio interior que acaba com o protecionismo alfandegário e cria o programa de privatização de estatais.
A consequência imediata dessa política foi a desarticulação do setor produtivo brasileiro. Varias indústrias foram à falência e o desemprego atingiu níveis significativos. Houve um grande numero de fusões de empresas e a aquisição de grande parte empresas nacionais por multinacionais.
O governo de Fernando Henrique Cardoso aprofundou as reformas iniciadas por Fernando Collor, criando o ministério da administração e reforma do estado que tinha um plano diretor para reformar o estado no setor de serviços e no de produção para o mercado. No setor de serviços públicos foi promovida uma ampla terceirização, no setor de produção para o mercado criou se um amplo programa de privatizações nas áreas de telefonia, mineração, siderurgia, energia elétrica, bancos, ferrovias, produções de aviões, saneamento básico, etc. o que implicou na transferência para o segmento privado uma ampla fatia do patrimônio publico.

gabriel ferreira

Relacionados