A imigração italiana para o brasil e para o rio grande do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A imigração italiana para o Brasil inicia em 1870. A Itália, assim como a Alemanha, só se tornou um país unificado territorialmente na década de 1870. Antes disso, a região era formada por diversosreinos independente que, apesar de terem elementos culturais próprios, possuíam uma origem étnica e lingüística comum. O processo de unificação política do estado italiano, assim como as mudançassócio-econômicas originadas pela revolução industrial foram os principais elementos que levaram esses imigrantes a virem para o Brasil, saindo de uma condição social não muito favorável na Europa. Aesperança de construir riqueza nas Américas, fato tão propagandeado por representantes brasileiros e autoridades locais na Itália, também foi um elemento motivador.

Apesar de a maior parte dos imigrantesitalianos vindos para o Brasil terem ficado em São Paulo, uma porção considerável deles vieram para o Rio Grande do Sul. O principal motivo que os trouxeram para cá foi a promessa de terras para acolonização. Outro fator que motivou o Brasil a favorecer a vinda dos italianos foi o intuito de concretizar uma política de branqueamento da população brasileira. A grande presença de negros, pardos emestiços não agradava a mentalidade racista da época. As terras destinadas aos italianos se localizavam na encosta da serra, ainda inexplorada pelos portugueses devido ao seu relevo, a mata fechada, e apresença de índios, conhecidos como bugres. As primeiras colônias Italianas foram fundadas na região de Caxias do sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, onde cada família imigrante recebeu um pequeno lotede terra. De modo geral, os imigrantes passaram por muitas dificuldades, tendo que abrir picadas nas encostas, derrubar a mata e expulsar os índios, e fazer tudo isso sem quase nenhum auxílio doEstado e em condições precárias.

Os imigrantes europeus que vieram para o Rio Grande do Sul marcaram profundamente a sociedade, a história e a cultura de nosso estado. Trouxeram muitos elementos de...
tracking img