A imagem da geografia e do ensino da geografia pelos professores das séries iniciais.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal
Curso: Geografia
Disciplina: Práticas de Ensino em Geografia VII
Docente: Edgar Aparecido
Discente: ThayaneSoares da Costa.



Texto: A IMAGEM DA GEOGRAFIA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA PELOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS.
Artigo de: Natanael Reis Bonfim.



O presente artigo trata sobrealgumas questões problemáticas no ensino da Geografia e em foco principal, de que forma as práticas de ensino de geografia acontecem abordando das séries iniciais e no ensino regular no geral.
O autordestaca que no Brasil e no mundo percebe-se que ensino da Geografia mantém, ainda, uma prática de ensino tradicional, tratando-se que a aprendizagem se reduz apenas a memorização e uso do livro didáticosem outras alternativas, que possam despertar interesses e curiosidades nos alunos afim de que possam ser eles pensantes e inovadores do ambiente sócio-espacial de onde vivem.

Segundo SILVA(1997): “... Todo docente de Geografia deve criar nos alunos a capacidade de identificar e analisar, as diferentes escalas, as alterações que as diversas sociedades humanas estabelecem com seusterritórios, querem na utilização do espaço, quer no aproveitamento dos recursos naturais, quer na valorização dos resultados de tipo econômico, social, político e ambiental destas mesmas mudanças.”.No entanto, é possível observar que este artigo desperta reflexões sobre a prática educativa em ministrar o conteúdo de Geografia, ressaltando a problemática em três pontos distintos: osestudos sobre a geografia escolar, a geografia científica e a realidade geografia escolar. Ressalta também as dificuldades aumentam quando se tem professor com formações de magistério além dos enfrentadospor professores de outro nível.


Enfim, este texto nos ajuda a pensar e refletir sobre as práticas pedagógicas sem métodos tradicionalistas, procurar dinamizar e criar novas formas de...
tracking img