A imagem da empresa seguindo os princípios éticos e da responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMAGEM DA EMPRESA SEGUINDO OS PRINCÍPIOS ÉTICOS E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Kalina Vieira de Souza[1]
Rosangela Couras Del Vecchio[2]



RESUMO

No mercado atual a mudança no comportamento do consumidor tem indicado um maior interesse em temas como ética e responsabilidade social que influenciam suas decisões de compra. O fácil acesso as informações dá suporte para a tomada deescolha por esse ou aquele produto ou serviço. Criando um elo do consumidor com a empresa. Muitas empresas estão aderindo ao rótulo “Verde” e a vinculam em todo tipo de mídia, para apresentar ao público a imagem de uma empresa que participa em prol do crescimento e desenvolvimento de uma sociedade melhor. Este trabalho objetiva explanar de forma sucinta o tema A Imagem da Empresa Seguindo OsPrincípios Éticos e da Responsabilidade Social, ressaltando e avaliando o conceito de ética, de responsabilidade social como uma nova diretriz tanto para o crescimento da organização como da sociedade em geral. A imagem da empresa vista pelo consumidor na hora da escolha de um produto.


Palavras-Chave: Imagem. Ética. Responsabilidade social.



Introdução


A ética é a base daresponsabilidade e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. A ética pode ter várias significados para diferentes pessoas e organizações; O que é certo para uma organização ou aceitável, para outra pode ser visto como antiético ou inadequado.
Pode-se compreender o conceito de responsabilidade social com um compromisso da empresa com a sociedade na busca da melhoria daqualidade de vida da comunidade, e de toda cadeia produtiva do meio ambiente à sociedade, pressupondo um compromisso ético com os diversos agentes sociais.
Segundo pesquisas os consumidores são capazes de desenvolver um vinculo mais duradouro que vai além das relações normais de mercado com uma empresa mais humanizada, de acordo com Kotler e Keller (2006) mostram “alguns dos meiosespecíficos pelos quais os programas de marketing de causas podem criar brand equity[3] entre os consumidores são: desenvolver a conscientização, melhorar a imagem da marca, aumentar a credibilidade da marca, evocar sentimentos em relação à marca, criar um senso de comunidade de marca e obter compromisso com a marca”.




1 Conceito de Ética


Segundo o Dicionário Aurélio, Ética é “o estudodos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Para, VALLS (1993. p.7), “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.
Ética é uma palavra de origem grega, “ethos”[4] ,significa caráter, modo de ser de um indivíduo. Na filosofia a Ética é uma ciência que estuda os valores morais. Dize-se que todos os indivíduos devem seguir ou usar as características éticas para promover o bem comum. Os filósofos Sócrates e Aristóteles (384-322 a.C.) foram os precursores a organizar essas questões.
Sócrates se ocupava com problemas relativos aos valores da vida,segundo Marilena Chauí (1995): “As questões socráticas inauguram a ética ou filosofia moral.”, e, Aristóteles, faria a distinção entre saber teórico, – seres e fatos que existem e agem sem a nossa intervenção - e saber prático – aquilo que só existe como consequência de nossa ação. – As suas obras são voltadas para o estudo da relação entre a ética individual e a social.
A Éticafoi sendo complementada ou estudada por outros filósofos e pensadores, como Thomas Hobbes (1588-1679), e, Benedito Spinoza (1632-1677), extremamente realistas no que se refere à ética. Entre os séculos, XVIII e XIX, o filósofo Jean-Jacques Rousseau defendia que o homem é bom por natureza. Para Immanuel Kant, ética é a obrigação de agir segundo regras universais, comum a todos os seres...
tracking img