A ilusão do controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ilusão do controle

Da mesma forma como não nos preocupamos com o funcionamento dos órgãos autônomos do nosso corpo, devemos aprender a deixar as pessoas, os sentimentos e os eventos fluíremSemana passada, estava jantando com alguns amigos que haviam acabado de ter um filho. Não sei bem por quê, a conversa acabou evoluindo para uma discussão sobre o grau de influência que os pais têmsobre o futuro dos filhos. Eles defendiam que, se dessem muita atenção, colocassem no colégio “certo” e fizessem tudo o que “manda a cartilha”, as chances de a criança se tornar um “cidadão de respeito”eram garantidas.

Alguns dias depois, almoçava com outro amigo, grande empresário, que me contava como o Brasil está em um momento muito especial e que “não tem como” nossa economia crescer abaixo de6%.

Ontem revi um amigo de longa data que me disse que, desde que parou de fumar, estava fazendo exercício diariamente. Como resultado, tinha certeza que iria viver muito mais.

Achoextremamente importante termos a ilusão do controle.

Ela nos ajuda a manter uma certa consistência em um mundo em constante mudança e evolução.

O problema é quando confundimos a ilusão com a realidade.A realidade é que os fatores que determinam o futuro de uma criança, uma empresa ou até um país estão, muitas vezes, totalmente fora de nosso controle ou consciência.

Psicólogos, economistas emédicos são excelentes em prever o passado. Quem já viu filhos de “boas famílias” que se tornaram delinquentes, acompanhou a última crise financeira ou teve um parente com “virose” sabe muito bem que nossacapacidade de controlar o futuro a médio prazo é praticamente nula.

Mas, se não temos controle, o que fazer? Não tenho a resposta para essa questão, mas compartilho com você algumas dicas quefuncionaram para mim:

1) Assuma que o controle é uma ilusão. Ao reconhecer que o número de fatores desconhecidos em qualquer situação é muito maior do que o de conhecidos, passamos a ter controle...
tracking img