A igreja Primitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

A IGREJA PRIMITIVA
Vanessa Freitas Mezzomo
Curso Livre de Teologia- I.T.Q
2° ANO -EAD - Atos dos Apóstolos
10/08/2014

RESUMO
A Igreja Primitiva é o nome dado a uma etapa da história do cristianismo de aproximadamente três séculos (I, II, III e parte do IV),que se inicia após a Ressurreição de Jesus (30 d.C.) e termina em 325 com a celebração do Primeiro Concílio de Niceia no início, a igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Tiago, Pedro, João, os primeiros cristãos ou eram judeus ou eram gentios convertidos ao judaísmo, conhecidos pelos historiadores como judeus-cristãos ,vemos vários relatos sobre ela no livro de Atos dosApóstolos, os primeiros cristãos tinham como regra de fé e prática os ensinamentos da Bíblia judaica - Antigo Testamento, foi nesse período que o cânon do Novo Testamento foi desenvolvido, com as cartas de Paulo, os quatro evangelhos, e várias outras obras dos seguidores de Jesus que também foram reconhecidas como Escrituras Sagradas, os pais da igreja desenvolveram a teologia cristã e as basespara a doutrina da Trindade, os primeiros cristãos sofreram , porque se recusavam a adorar os deuses romanos e homenagear o imperador como um ser divino, tendo Jesus como salvador e Senhor foram perseguidos ,muitos deles presos e mortos por causa do Evangelho de Cristo são considerados grandes mártires da igreja até os dias de hoje.

Palavras -chave: igreja, cristãos,primitivos

1 INTRODUÇÃO
Apalavra igreja vem do grego ekklesia, que tem origem em kaleo ("chamo ou convosco"). Na literatura secular, ekklesia referia-se a uma assembléia de pessoas, mas no Novo Testamento (NT) a palavra tem sentido mais especializado. O NT emprega ekklesia com referência à reunião de crentes cristãos para adorar a Cristo.
A Igreja Primitiva era formada pelos primeiros cristãos em áreas urbanas (formaorganizada das cidades romanas), onde as transformaram (At 17,4). Eram as primeiras comunidades cristãs. Todos continuavam firmes no ensino dos apóstolos, viviam em amizade uns com os outros, e se reuniam para as refeições e as orações. Os cristãos desta época tinham um sentimento de irmandade, caridade e fé, inegavelmente muito maior que o cristão de hoje. O melhor documento histórico paraentendermos bem o período é o livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas Evangelista, onde vemos como essas comunidades se desenvolverem, suas dificuldades nos arredores da Palestina e parte da Ásia menor.

2 A IGREJA PRIMITIVA E SUA FUNDAÇÃO
Quarenta dias depois de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu (At 1.1-11). Os discípulos voltaram a Jerusalém e serecolheram durante alguns dias para jejum e oração, aguardando o Espírito Santo, o qual Jesus disse que viria. Cerca de 120 pessoas seguidores de Jesus aguardavam. Cinqüenta dias após a Páscoa, no dia de Pentecoste, um som como um vento impetuoso encheu a casa onde o grupo se reunia. Línguas de fogo pousaram sobre cada um deles e começaram a falar em línguas diferente da sua conforme o EspíritoSanto os capacitava. Os visitantes estrangeiros ficaram surpresos ao ouvir os discípulo falando em suas próprias línguas. Alguns zombaram, dizendo que deviam estar embriagados (At 2.13). Mas Pedro fez calar a multidão e explicou que estavam dando testemunho do derramamento do Espírito Santo predito pelos profetas doAntigo Testamento (AT) (At 2.16-21; Jl 2.28-32). Alguns dos observadores estrangeiros perguntaram o que deviam fazer para receber o Espírito Santo. Pedro disse: " Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo " (At 2.38). Cerca de 3 mil pessoas aceitaram a Cristo como seu Salvador naquele dia (Atos...
tracking img