A igreja ideal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Igreja Ideal
Qui, 21 de Junho de 2012 16:42 Pr Vinicius Ferreira

A igreja ideal possui 3 características fundamentais:
   a) Doutrina
   b) Comunhão
   c) Culto congregacional
Além dissoela permanece, ela continua, evidenciando estas características.
 
1- Permanecer
O primeiro destaque a ser feito é que os crentes perseveraram. A ideia do verbo no original é de continuidade: decontínuo permanecer.
2- As característica da Igreja ideal
a) Na doutrina dos apóstolos. Neste começo da Igreja, não havia o texto no Novo Testamento como única fonte de fé e prática. Cristo fora apalavra viva de Deus. Com o seu retorno ao céu, a autoridade para normatizar a Igreja foi dada aos apóstolos: "eis ai vos dei autoridade" - Lc 10.19.
Desta forma, assim como os primeiros crentespermaneceram firmes na didática dos apóstolos, a Igreja hoje deve permanecer firme no que ensina a Bíblia. (Hb 10.35-39).
Na Igreja de Atos, a pregação (didática) do apóstolos, sua unidade e os milagresevidenciavam para a comunidade e assim eles reconheciam o que era o cristianismo.
Na Igreja de hoje a Bíblia, os milagres e a unidade da liderança evidencia para a comunidade o que é o cristianismo.b) Na comunhão - a ideia da palavra no original, koinonia é de se ter tudo em comum. É o ideal da fé cristã, onde não deve haver um povo com doutrinas divergentes, ideais divergentes, deusesdiferentes, alvos diferentes. Koinonia da também a ideia de compartilhamento e igualdade: comunismo (social, não o político).
Koinonia fala-nos também de fraternidade, de companheirismo. Companheirismonão se desenvolve sem empreendimento de esforço. Companheiro é aquele que sofre em favor do outro, que perdoa a ofensa, que se alegra com o amigo... Companheirismo fala de unidade.

c) No partir dopão - reforça a noção de koinonia no que diz respeito a não haver desigualdade social. O cristianismo é até certo ponto incompatível com capitalismo, pois o capitalismo é essencialmente desigual. O...
tracking img