Dificuldades para a busca da verdade

Em nossa sociedade, é muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a verdade. Pode parecer paradoxal que assim seja, pois parecemos viver numasociedade que acredita nas ciências, que luta por escolas, que recebe durante 24 horas diárias informações vindas de jornais, rádios e televisões, que possui editoras, livrarias, bibliotecas, museus,salas de cinema e de teatro, vídeos, fotografias e computadores.

Ora, é justamente essa enorme quantidade de veículos e formas de informação que acaba tornando tão difícil a busca da verdade, poistodo mundo acredita que está recebendo, de modos variados e diferentes, informações científicas, filosóficas, políticas, artísticas e que tais informações são verdadeiras, sobretudo porque tal quantidadeinformativa ultrapassa a experiência vivida pelas pessoas, que, por isso, não têm meios para avaliar o que recebem.

Bastaria, no entanto, que uma mesma pessoa, durante uma semana, lesse de manhãquatro jornais diferentes e ouvisse três noticiários de rádio diferentes; à tarde, freqüentasse duas escolas diferentes, onde os mesmos cursos estariam sendo ministrados; e, à noite, visse osnoticiários de quatro canais diferentes de televisão, para que, comparando todas as informações recebidas, descobrisse que elas “não batem” umas com as outras, que há vários “mundos” e várias “sociedades”diferentes, dependendo da fonte de informação.

Uma experiência como essa criaria perplexidade, dúvida e incerteza. Mas as pessoas não fazem ou não podem fazer tal experiência e por isso não percebemque, em lugar de receber informações, estão sendo desinformadas. E, sobretudo, como há outras pessoas (o jornalista, o radialista, o professor, o médico, o policial, o repórter) dizendo a elas o quedevem saber, o que podem saber, o que podem e devem fazer ou sentir, confiando na palavra desses “emissores de mensagens”, as pessoas se sentem seguras e confiantes, e não há incerteza porque há... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 07). A ignorância e a verdade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Ignor%C3%A2ncia-e-a-Verdade/31092104.html

MLA

"A ignorância e a verdade" TrabalhosFeitos.com. 07 2013. 2013. 07 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Ignor%C3%A2ncia-e-a-Verdade/31092104.html>.

MLA 7

"A ignorância e a verdade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2013. Web. 07 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Ignor%C3%A2ncia-e-a-Verdade/31092104.html>.

CHICAGO

"A ignorância e a verdade." TrabalhosFeitos.com. 07, 2013. Acessado 07, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Ignor%C3%A2ncia-e-a-Verdade/31092104.html.