A idologia em geral - MAX, Karl; ENGELS, Friedrich

695 palavras 3 páginas
Item
Referência
Referência
Max, Karl e Engels, Friedrich. A ideologia em geral.
Palavras-chave

Síntese

A ideologia em geral
(p. 304-317)
Há apenas uma ciência, e ela pode ser dividida em duas, a história da natureza e a dos homens. A história humana ocorre da existência dos seres humanos e a sua organização com relação à natureza e por esse motivo ambas condicionam-se reciprocamente. (p.304)

A distinção entre homem e animal se dá através da consciência, religião, ação, produção de seus meios de subsistência, etc. Assim, dependendo de quão ativo um indivíduo se relaciona em uma produção, é o que determina seus vínculos sociais e políticos.
(p. 305-306)

Os homens produzem suas representações de ideias e consciência que estão relacionadas à atividade material e ao comércio, tornando essas formas de expressão, a sua linguagem da vida real. (p. 306)

Ao ordenar os materiais de várias épocas até o presente, temos de estudar o processo de vida real e na ação dos indivíduos para conseguirmos entender a ideologia filosófica de das épocas até o presente. (p. 307-308)

O comunista tenta revolucionar o mundo existente de modo a atacar de modo prático a situação que lhe vivida. Sua concepção do mundo sensível está relacionado a sua intuição de elementos contrários à sua consciência e de sensações que perturbem a harmonia de seus sentidos, homem e natureza. (p. 308)

A indústria e o comércio, a produção e a troca dos meios de subsistência condicionam a maneira da distribuição e pela estruturação das diversas classes sociais. Principalmente na estruturação inglesa. As ciências naturais adquirem as suas finalidades e seus materiais com o auxílio da indústria a partir da atividade sensível do homem.(p. 309-310)

A subsistência é o primeiro ato histórico para a continuação da vida do homem. (p. 311)

Na visão marxista, os franceses e ingleses têm, cada um, a sua contribuição ideológica. Os primeiros na política e os segundos na ideologia econômica e

Relacionados