A ideologia do desenvolvimento de comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ERA VARGAS – DO ESTADO NOVO A 54.
ESTADO NOVO
UNIDADE 01- VARGAS E O ESTADO
Durante o século XX, o Brasil viveu dois períodos ditatoriais – o primeiro, entre 1937 e 1945, e o segundo, de 1964 até 1985.
Período ditatorial que teve início com o golpe de estado dado por Getúlio Vargas em 1937 e se estendeu até a sua deposição em 1945.
Caracterizou-se pelo poder centralizado no Executivoe pelo aumento da ação intervencionista do Estado.
O governo Vargas iniciou-se com o movimento armado de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís e pôs fim à chamada República Velha.
Getúlio Vargas foi chefe do Governo Provisório de 1930 a 1934, quando se tornou presidente eleito indiretamente pela Assembleia Nacional Constituinte.
Em 1937, assumiu a chefia do governo ditatorial, quedurou até 1945.
Vargas voltou ao poder, pelo voto direto, em 1950 e, em 24 de agosto de 1954, resolveu a crise político-militar daquele momento, pondo fim a sua vida.
UNIDADE 02 – A NOVA CONSTITUIÇÃO
O golpe do Estado de 10 de novembro de 1937, que deu origem ao chamado Estado Novo, com o próprio Vargas à frente, significou a vitória de um projeto de governo modernizador e autoritário.
Épreciso lembrar que, no mesmo dia do golpe de Estado que implanta a ditadura do Estado Novo, foi outorgada pelo presidente uma constituição – a quarta constituição da história brasileira.
Essa constituição foi elaborada pelo jurista Francisco Campos, Ministro da Justiça do novo regime, e aprovada, previamente, por Vargas e por seu Ministro da Guerra, General Eurico Dutra.
A principal característicadessa constituição era a enorme concentração de poderes nas mãos do chefe do Executivo.
Do ponto de vista político-administrativo, o conteúdo da Constituição era fortemente centralizador, ficando a cargo do Presidente da República a nomeação das autoridades estaduais e dos interventores. Aos interventores, por seu turno, cabia nomear as autoridades municipais.
A intervenção estatal na economia,tendência que, na verdade, vinha desde 1930, foi intensificada com a criação de órgãos técnicos voltados para esse fim.
Ganhava destaque também o estímulo à organização sindical em moldes corporativos, uma das características presentes nos regimes fascistas, como o da Itália, então em vigor.
Nesse mesmo sentido, o Parlamento e os partidos políticos eram descartados, considerados produtosespúrios da democracia liberal.
A própria vigência da Constituição, segundo seu Artigo 187, dependeria da realização de um plebiscito que a referendasse, o que também jamais foi feito.
O Estado se dedicou a construir a imagem de Vargas como líder máximo do regime, e a atuação do governo em diferentes frentes – a legislação trabalhista, a reforma educacional, a reforma administrativa, entre outras – foiobjeto de intensa propaganda.

Essa foi uma das caraterísticas mais marcantes do Estado Novo.
A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados introduziu novas variáveis na política brasileira.
Foi a partir de então que o Estado Novo começou seu declínio, ao mesmo tempo em que Vargas conservava imenso apoio popular.
A política brasileira passou a se dividir em doiscampos, o do getulismo e o do antigetulismo, que iriam marcar ainda, por muitos anos, a política brasileira.
UNIDADE 03 – CARACTERÍSTICAS DO ESTADO NOVO
No Estado Novo, podemos observar a presença de uma proposta de modernização cultural agregada a um movimento de restauração da tradição, constituindo uma ideologia nacionalista extremamente orgulhosa.
Um novo ufanismo foi criado e pode serpercebido inclusive em letras da música popular, como no caso de Aquarela do Brasil, composta por Ari Barroso em 1939.
O regime instaurado em 1937 procura apresentar, na pena de seus intelectuais, duas fortes características – o novo e o nacional. Daí a expressão comumente utilizada à época – o Novo Estado Nacional.
É novo porque...
...procura modernizar o país.
...pela primeira vez, volta-se...
tracking img