A ideia de felicidade na perpectiva de epicurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, noentanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor. A Natureza conduz-nos a uma vida simples. O único prazer é o prazer do corpo e o que se chama de prazer do espírito é apenas lembrança dos prazeres do corpo. O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. Entre os prazeres, Epicuro elege a amizade. Por isso o convívio entre os estudiosos de sua doutrina era tão importante a ponto deviverem em uma comunidade, o "Jardim". Ali, os amigos poderiam se dedicar à filosofia, cuja função principal é libertar o homem para uma vida melhor.
O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos.
Compartilhar enviar nova definição enviar nova imagem denunciarabuso
1 sobe, 0 desce
3. Epicurismo
Por Oscar (RJ) em 29-03-2012
A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes CONFUNDIDA com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos. É aprópria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, no entanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor. A Natureza conduz-nos a uma vida simples. O único prazer é o prazer do corpo e o que se chama de prazer do espírito é apenas lembrança dos prazeres do corpo. O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. Entre os prazeres, Epicuro elege a amizade. Por isso o convívioentre os estudiosos de sua doutrina era tão importante a ponto de viverem em uma comunidade, o "Jardim". Ali, os amigos poderiam se dedicar à filosofia, cuja função principal é libertar o homem para uma vida melhor.
O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dosexcessos.

Ex: Você quer se satisfazer sexualmente e sabe que isso vai lhe fazer bem, pois libera serotonina, a substância do bem estar, porém você não possui preservativo e sabe que pode contrair uma AIDS, e consequentemente irá trazer uma dor a você. Você passa por essa dor temporária de não se satisfazer evitando, assim, uma dor maior. Você não deve buscar o prazer imediato ou ser escravo desseprazer, sabendo que isso trará a você, no futuro, DOR! Logo, há uma ponderação dos prazeres! Se for para sofrer no início e evitar uma dor física ou mental pior no final, é melhor sofrer.

É o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos!!

Para Epicuro, os desejos naturais deveriam se sobrepor aos desejos frívolos e ilusórios!! Essaideia simplista de hedonismo nada tem a ver com epicurismo. São distorções feitas e degrinem a imagem do mestre Epicuro, que foi apenas um homem sábio e perspicaz!
Ganhe mais usando boo-box |
1 sobe, 0 desce
4. Epicurismo
Por Dicionário inFormal (SP) em 03-09-2009
A palavra epicurista significa «relativo a ou seguidor de Epicuro ou do epicurismo» e, em sentido figurado, «que ou quem procura osprazeres do amor, os deleites sensuais ou gastronômicos». Por sua vez, o epicurismo (termo da filosofia) é «doutrina do filósofo grego Epicuro (341-270 a. C.) e seus epígonos, caracterizada por uma concepção atomista e materialista da natureza, pela busca da indiferença diante da morte e uma ética que identifica o bem aos prazeres comedidos e espirituais, que, por passarem pelo crivo da...
tracking img