A idade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A época moderna começa em 1453 e termina com a Revolução Francesa. Um grande ocorrido na idade moderna são as formações dos estados modernos. Com o fim do poder descentralizado na Idade média houve aMonarquia Nacional ou Estado Moderno onde o rei exercerá efetivamente sua autoridade sobre o território sob sua jurisdição.
Portugal foi o primeiro país da Europa Ocidental a tornar-se um estadomoderno que ocorreu após a Revolução de Avis (1383-1385). Na Espanha começou o estado moderno com a expulsão dos muçulmanos na península ibérica (1492). Na Inglaterra está ligada a guerra das duas rosas(1455-1485). Já na França o estado moderno se instala após a guerra dos três Henriques (confronto entre católicos e protestantes).
ABSOLUTISMO
O absolutismo é o sistema político no qual toda aautoridade está concentrada na pessoa do soberano.
O absolutismo nasceu com as monarquias nacionais, no início dos Tempos Modernos (século XVI) e atingiu o auge no século XVII, com Luís XVI, da França.
Aascensão do poder real
O poder real crescia ao mesmo tempo em que progrediu o Estado nacional. O rei representava o ideal nacional, o interesse da nação. Exercia de fato o poder: baixava leis,organizava a justiça, arrendava a cobrança de imposto, mantinha o exército, nomeava funcionários, tudo em nome do Estado que representava. As guerras acentuaram o sentimento de amor à pátria, cujodefensor era o rei. A concorrência comercial com outros países e a disputa dos mercados coloniais aguçou ainda mais as rivalidades e contribuiu para o fortalecimento do poder real.
Este poder crescente nãoresultou somente da vontade dos reis. Correspondeu a uma necessidade social. O rei atacou os particularismos das diferentes regiões do país e opôs-se aos privilégios das várias classes sociais.
Aluta entre as classes sociais foi o traço essencial do fortalecimento do poder real. O rei se equilibrou sobre as duas classes sociais mais importantes, mostrando um ligeiro favoritismo para com a...
tracking img