A idade de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IDADE DE DEUS

A idade media

Com a invasão dos “povos bárbaros” (séc. V) a estrutura da vida social foi modificada, e temos ai o início da Idade Média. 

Muitos problemas surgiram nessaépoca gerando graves crises econômicas e sociais, como por exemplo, fenômenos naturais que devastaram plantações e animais, fome, rebeliões de servos, guerras e pestes, tudo isso anunciou o final da épocamedieval. 
 
A filosofia medieval foi bastante influenciada por povos de diferentes localidades e costumes: judeus, europeus e árabes que estavam em Roma. 
  
O Cristianismo surge no Oriente,chega à Grécia, segue para Roma se espalhando posteriormente para outras localidades. Paulo de Tarso é o nome mais importante na divulgação da doutrina cristã.

Santo Agostinho  

Ela defendia a idéiade que, com algumas alterações, poderia ajudar a fé cristã a elaborar e defender-se com argumentos racionais, criando assim a teologia. ,

Deus não é a origem do mal. Tendo o livre-arbítrio ohomem se torna responsável pela existência do mal no mundo. 

Política e Religião na Idade Média 

Na Antiguidade, as teses de Platão e Aristóteles afirmavam que a política era o único caminho possívelpara que o bem fosse realizado.

Já na Idade Media entendia-se que só seria possível chegar ao bem apenas no convívio da comunidade cristã. 

Os teólogos passaram a desenvolver argumentos paraprovar que acreditar em Deus não vai contra a razão, pelo contrário, tem tudo a ver com ela.  

A política a serviço da igreja 

o Estado cabia o papel de analisar as necessidades das pessoas nassuas vidas no mundo como também de reprimir as paixões humanas pela força física. Já a Igreja se preocupava com a salvação da alma e na manutenção das pessoas na religião. 

SantoAgostinho, dizia que por sua vez dizia que as instituições políticas e seus governantes são tendentes ao mal; elas se corrompem com facilidade, sendo desonestos, demonstrando serem piores que os piratas que saqueiam...
tracking img