A humanizacao nas unidades estaduais de saude emanaus

4854 palavras 20 páginas
A HUMANIZACAO NAS UNIDADES ESTADUAIS DE SAUDE, EM MANAUS - ASPECTOS FUNDAMENTAIS NO ESTABELECIMENTO DE UM MODELO DE ATENDIMENTO HUMANIZADO.

NIURA LUCI SCHUCH

RESUMO: Este artigo se propõe a examinar questões importantes para o entendimento da necessidade da implantação de um atendimento humanizado nas Unidades Estaduais de Saúde em Manaus. Entendendo humanização como um processo que promove a melhoria da qualidade de vida daqueles que procuram e dos que atuam nas Unidades de Saúde, realiza-se um breve aporte teórico sobre conceitos necessários a compreensão do tema e ao entendimento do modelo proposto. Conclui-se com a proposta de um modelo de atendimento humanizado para os setores de registro e recepção. Enfatizam-se a importância da criação de consultorias psicológicas, equipes multidisciplinares e equipes de apoio para a efetivação da implantação da humanização.

Palavras chave: Humanização, modelo de atendimento humanizado, consultorias psicológicas, equipe multidisciplinar e de apoio.
________________________

INTRODUCAO

A Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nos avanços da pesquisa medica psicológica e fisiológica, define saúde como “[...] um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade” (OMS, 2002), oportunizando, o surgimento de uma nova maneira de pensar sobre saúde e doença, implicado em uma complexidade maior de conhecimentos.

Esta nova conceituação exigiu um processo de especialização, a definição de novas áreas de atuação, o aparecimento de vários grupos de profissionais e a criação de um novo modelo de atenção.

Este artigo expõe sobre aspectos fundamentais para a instalação efetiva da humanização nas Unidades de Saúde Estaduais, comentando colocações bibliográficas ao mesmo tempo em que registra e analisa situações vivenciadas

Relacionados