A hstória econômica brasileira compreendida entre 195 e 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História econômica do Brasil
A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, e provocaram sucessivasmudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.

Ciclo da soja (1970- )
Desde a década de 1970, o novo produto que impulsionou a economia de exportação foi a soja,introduzida a partir de sementes trazidas da Ásia e dos Estados Unidos. O modelo adotado para o plantio de soja foi a monocultura extensiva e mecanizada, gerando muita riqueza para o país através deum novo setor chamado de "agronegócio". O crescimento da cultura da soja se deu à custa da "expansão da fronteira agrícola" na direção da Amazônia, o que por sua vez vem provocando desmatamentos emlarga escala. A crise da agricultura familiar e o desalojamento em massa de lavradores ocasionaram o surgimento dos movimentos de sem-terra (MST, MTL, Via Campesina).

Industrialização edesenvolvimentismo (1945-1964)
O chamado desenvolvimentismo (ou nacional-desenvolvimentismo) foi a corrente econômica que prevaleceu nos anos 1950, do segundo governo de Getúlio Vargas até o Regime Militar, comespecial ênfase na gestão de Juscelino Kubitschek. O modelo de transporte adotado foi o rodoviário, em detrimento de todos os demais (ferroviário, hidroviário, naval, aéreo). Valendo-se de políticaseconômicas desenvolvimentista desde a Era Vargas, na década de 1930, o Brasil desenvolveu grande parte de sua infra-estrutura em pouco tempo e alcançou elevadas taxas de crescimento econômico. Todavia, ogoverno muitas vezes manteve suas contas em desequilíbrio, multiplicando a dívida externa e desencadeando uma grande onda inflacionária. O presidente João Goulart tentou implementar as reformas debase (agrária, habitacional, financeira) mas foi impedido pelo golpe militar de 1964.
Em 1967, é criada a Zona Franca de Manaus.

Milagre econômico (1969-1973)
Entre 1969 e 1973, o Brasil viveu...
tracking img