A hora e a vez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEP – Praia de Itaparica

A Hora e Vez de Augusto Matraga: Resumo, Crítica e Comparação

Vila Velha
2012

NEP – Praia de Itaparica
Wendel Franco - 2ºEMM1
Lorenzo Rizzi - 2ºEMM1

A Hora eVez de Augusto Matraga: Resumo, Crítica e Comparação

Vila Velha
2012

Resumo do Livro

O Livro A Hora e Vez de Augusto Matraga basicamente relata a história de um homem que semprei foi muitorude, desregrado e imprudente e era fazendeiro e não tinha respeito por ninguem nem mesmo pela sua família.
O livro começa a história contando uma situação que mostra esse temperamento de AugustoMatraga, também conhecido por “Nhô Augusto”, quando ocorre um leilão na vila onde mora e ele chega apenas para causar uma confusão e frustrar os planos de um rapaz e uma moça.
A mudança na vida deAugusto ocorre depois de uma emboscada que sofre. Dado como morto, a mulher e a filha fogem com Ovídio Moura, que quer Dinorá como sua companheira. Augusto Matraga, moribundo, é socorrido por um casal denegros humildes, que conseguem o milagre de fazer ele sobreviver aos graves ferimentos.
Após sua recuperação, Augusto vai para longe com o casal, tentando acertar o passo de sua vida, perdida edesregrada. Com o tempo, Matraga volta a ter paixão pela vida. Os meses que passa se recuperando das feridas e fraturas é o tempo suficiente para se arrependa dos pecados. Começa então uma fase que após arecuperação ele se motra uma pessoa muito trabalhadora e relgiosa dedicando se muito ao trabalho vivendo assim por quase 7 anos.
Até que um dia um conhecido de Augusto Traz notícias digamos, não muitoagradáveis. Dionóra estava para se casar com Ovídio, crente de que estava viúva. Major Consilva toma posse de suas terras antigas e sua filha vira prostitua. 
Decidivo a voltar ele monta em um jeguee vai seguindo seu caminho. Na viagem, reencontra o bando de Joãozinho Bem-Bem, que havia hospedado em sua casa, e estabele um vinculo de amizade
Ao ver que Joãozinho Bem-Bem queria vingar a morte...
tracking img