A hora do jogo diagnostica individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HORA DO JOGO DIAGNÓSTICA INDIVIDUAL

A hora do jogo diagnóstica individual é um instrumento utilizado no processo psicodiagnóstico que objetiva conhecer a realidade do paciente quando esteé uma criança. A hora do jogo diagnóstica é precedida das entrevistas realizadas com os pais e no primeiro contato com a criança e preciso dar instruções da sessão de forma clara.

Cada hora dojogo diagnóstica é uma experiência nova que deve ser realizada em um ambiente espaçoso, que possibilite uma boa movimentação, deve ter pouca mobília e de preferência com piso e paredes laváveis. Deveser permitida a brincadeira com água e materiais diversos. Esses materiais podem estar em cima de uma mesa e parte dentro de uma caixa aberta, não devem estar organizados em agrupamentos de classes.Os brinquedos não devem ser escolhidos aleatoriamente, mas em função das respostas específicas que provocam. Outro ponto importante é a quantidade que não deve ser exagerada.

Durante a horalúdica não é necessário que a criança permaneça o tempo todo brincando.

O psicólogo deve desempenhar um papel passivo. Caso a criança solicite a sua participação ele deve desempenhar um papelcomplementar. É importante o estabelecimento de limites caso o paciente fuja as instruções dadas ou se coloque em perigo. O psicólogo deve proporcionar condições para que a criança brinque da formamais espontânea possível. O objetivo é observar, compreendendo e cooperando com a criança.

O papel do psicólogo na hora de jogo diagnóstica é o de um observador não participante. E este deve tercuidado ao anotar tudo o que a criança faz, pois pode distrai tanto a criança como a si mesmo e provocar outras reações na criança, como, por exemplo, rivalidade se eles não sabem escrever ou não ofazem tão rapidamente quanto nós, intriga se não entendem nossa letra, tentação de transformar a sessão em uma aula escolar, favorecendo as resistências.

Dentro de um armário permanecerão...
tracking img