A Hora Do Jogo Diagn Stica O Processo Psicodiagn Stico E As T Cnicas

1543 palavras 7 páginas
A hora do jogo diagnóstica

Trata-se de um instrumento técnico que o psicólogo usa no processo psicodiagnóstico para conhecer a realidade da criança em consulta.
A atividade lúdica é a forma da criança se expressar e esta atividade lhe oferece a criação de um campo que será estruturado em função das variáveis da sua personalidade.
Nessa situação são expressos no aqui e agora, a sua conduta, suas fantasias e a relação com o objeto. É recomendado o uso de outros instrumentos ou métodos de investigação para dar complementação à caixa lúdica.
Há algumas diferenças básicas entre a hora do jogo diagnóstica e a hora do jogo terapêutica.
A primeira consiste em um processo que tem inicio, meio e fim em si mesma.
A segunda se dá em um processo amplo e continuum que por intervenção do terapeuta surgem novos aspectos e estruturações.
Vejamos algumas diferenças:
Numa a fantasia é mediada pelas verbalizações. Já na atividade lúdica o mediador é o brinquedo oferecido à criança que expressa o que ela está vivenciando no momento.
Na verbalização a fantasia aparece depurada, pela maior influencia do processo secundário. No brincar são incluídos mais do processo primário, através da condensação, deslocamento e a temporalidade, existentes no próprio brincar.
A hora do jogo diagnóstica se dá antes com os pais da criança através das entrevistas realizadas com estes. É nesta hora que o psicólogo elabora com os pais as instruções que, por eles serão dadas às crianças.
A sala de jogos para a realização do processo deve ser um espaço não muito pequeno e com poucos mobiliários, a fim de dar mais liberdade e espaço para a criança, de preferência com piso e paredes que sejam laváveis.
Os elementos devem estar expostos sobre a mesa, ao lado da caixa aberta e sem agrupamentos de classes, o paciente que deverá se for da sua vontade, fazer alguma ordenação conforme a suas variáveis internas.
Com relação aos brinquedos a serem usados, estes correspondem à abordagem adotada pelo profissional.
É

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas