A hora da estrela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Tintas e Vernizes
Neste trabalho foi analisado e pesquisado os modos de aplicação, definições, e as características dos principais tipos de tintas e vernizes para que assim possamos ter um melhor aprendizado conhecendo todos os fundamentos, modos de aplicação e ate mesmo suas formulas e de que são constituídos, isso servira de aprendizado conhecendo essa parte tão importante daengenharia Civil.
Tintas e Vernizes
Definição
Quando falamos nas tintas e vernizes num sentido mais abrangente, compreende-se qualquer material de revestimento, de consistência líquida ou pastosa, apto a cobrir, proteger e colorir uma superfície.
Segundo o seu uso podem ser brilhantes ou “mate”, transparentes ou não, coloridas ou incolores, bem como apresentar resistência a determinados tipos deagentes agressivos. Duas são, portanto, as funções que normalmente deve preencher uma tinta, quais sejam a de proteger e a de embelezar.
Nesta acepção, tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície apropriada, no estado em que é fornecida ou após diluição ou dispersão em produtos voláteis, ou fusão, é convertível, ao fim de certotempo, numa película sólida, contínua, corada e opaca. A qualidade pretendida, o fim a que se destina a tinta, o fator econômico, entre outros, são elementos que podem condicionar a proporção dos constituintes.
Na proteção e decoração de superfícies não só se utiliza tintas como também se aplicam vernizes.
Há diferenças a salientar que distinguem um verniz de uma tinta, principalmente pelofato do verniz não ser pigmentado e depois de aplicado forma-se numa película seca transparente, não opaca e que poderá ser corado com corantes solúveis.
Podemos por isso definir que verniz é uma composição não pigmentada líquida, pastosa ou sólida que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície apropriada, no estado em que é fornecida ou após diluição, é convertível, ao fim de certotempo, numa película sólida, contínua, transparente ou translúcida e mais ou menos dura.
Poderemos, ao escolher as matérias primas, obter tintas com as características desejadas, como por exemplo:
- Facilidade na aplicação;
- Rápida secagem;
- Boa aderência;
- Resistência e durabilidade depois de seca.
- Facilidade na aplicação
Ao utilizarmos o método de aplicação, seja ele qual for àtinta deverá estar na consistência. Carreta para facilitar a aplicação.
- Rápida secagem
As grandes áreas de aplicação são em regra gerais de difícil secagem, principalmente nas secagens muito rápidas. Uma tinta brilhante, para aplicação à trincha em madeira, não deverá secar muito depressa. No entanto, qualquer pintura deverá estar pronta a ser repintada no dia seguinte, se necessário.

-Boa aderência
Para termos sucesso numa pintura é sempre necessário haver boa aderência às superfícies, qualquer que seja o tipo de tinta e método de aplicação. Para uma boa aderência devemos preparar bem as superfícies e escolher o sistema de pintura mais adequado.
- Resistência e durabilidade depois de seca
A película deverá ser dura e ao mesmo tempo flexível, para poder suportar certasexpansões e contrações. As películas muito duras são normalmente mais quebradiças.
As mudanças de temperatura são as causas normais de aparecimento de fissuras, expansões e descasque total da tinta.
Geralmente nota-se a falta de durabilidade da tinta pela perda do brilho, esfarelamento e alteração de cor.
A ação da luz, água, ar e alguns agentes químicos originam ataques às películas, provocandoa mudança de cor e fissuras. A resistência da cor depende da qualidade dos pigmentos usados na formulação da tinta.
As funções de pintura são:
A proteção da base: No caso de corrosão metálica, esse tipo de tinta e usado para proteger as estruturas da corrosão de agentes químicos ou atmosféricos, prolongado a durabilidade do material e minimizando os prejuízos e custo. Esse tipo de tinta e...
tracking img