A história do swordplay

596 palavras 3 páginas
Swordplay é o nome dado à uma prática, recente no Brasil, onde há simulações de duelos e até mesmo guerras de campo, onde os participantes utilizam armas brancas feitas basicamente de PVC e Espuma de alta densidade.

O Swordplay é descendente direto dos LARPs, também chamados de RPG Live, uma espécie de teatro improvisional, onde os jogadores interpretam personagens dentro de uma história previamente contada. No LARP estilo Swordplay, os jogadores utilizam-se de armas acolchoadas, dai o nome "Foam weapon", para encenar episódios de luta em histórias fantastico-medievais.

Após um tempo, alguns grupos deixaram as encenações de lado, utilizando as "armas" para treinos de esgrima histórica, desenvolveram-se então, competições, simulações de guerra e diversas outras modalidades.

O RPG surgiu em 1974, nos Estados Unidos e o 1° sistema foi o Dungeons and Dragons criado por Gary Gygax e Dave Arneson, o LARP (RPG Live Action) veio depois, não se sabe quanto tempo depois, não existe esse dado, mas sabe-se que surgiu simultaneamente na América do Norte, na Europa e na Austrália.

O 1° grupo de LARP estilo Swordplay que se tem notícia é a Dagorhir, que foi oficialmente fundada em 1977 em Washington D.C. nos Estados Unidos.

O Ducado de Bicolline que é, hoje, sem dúvida, o maior grupo do mundo (fica no Canadá), só teve sua 1ª guerra em 1997.

Desta forma, podemos dizer que o Swordplay surgiu primeiro nos Estados Unidos entre 1974 e 1977. Já que foi nesse país que o 1° sistema de RPG do mundo foi criado e posteriormente o 1° grupo de LARP Swordplay.

No Brasil

Segundo uma compilação feita no fórum da comunidade "Swordplay Brasil" a linha cronológica é a seguinte:

1999 – Surge o Graal-SP e traz as primeiras armas Boffer
2003 – Nasce o projeto Batalha Campal organizado por: Leandro Godoy e Paulo Renault (Confraria das Idéias), César Nunes e Oswaldo Panuncio (Medieval Brasil), Israel Silva e Rodrigo Ximenes
2003 – Primeira batalha campal, realizada

Relacionados