A HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO URBANO EM CURITIBA. O PLANEJAMENTO URBANO ORIENTADO PELA SUSTENTABILIDADE.

2253 palavras 10 páginas
A HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO URBANO EM CURITIBA. O PLANEJAMENTO URBANO ORIENTADO PELA SUSTENTABILIDADE.

Resumo:
A cidade de Curitiba é famosa por ter um planejamento urbano bem sucedido, reúne vários tipos de prêmios e é reconhecida internacionalmente como a Capital Brasileira de Primeiro Mundo.
O presente artigo procura discutir e entender as situações que fizeram de Curitiba uma “cidade modelo”, referência para as cidades do Brasil e do mundo.

Palavras-chave: Curitiba. Planejamento Urbano. Desenvolvimento Sustentável.

Introdução A cada dia que passa as cidades devem ter a preocupação em que tipos de serviços são oferecidos a seus habitantes, o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável se faz extremamente importante atualmente. Cidades que tem uma visão pontuada no futuro procuram se desenvolverem de forma onde os impactos gerados no meio ambiente sejam os mínimos e buscam investir na qualidade de vida, procurando oferecer serviços públicos de qualidade.
Curitiba é pioneira no Brasil quando se pensa em medidas de planejamento urbano ao longo do tempo a cidade tem como foco não só as características do desenvolvimento e expansão urbana como o contexto puro das ações mais sim pensando em fazer esses processos de forma sustentável não pensando no imediatismo das situações mais sim em ações que são refletidas por um longo período de tempo.

1- A História do Planejamento Urbano em Curitiba. A cidade de Curitiba ganhou seu primeiro decreto em 1829, ele tratava da normalização das construções, tempos depois um novo decreto foi instituído com regras ainda mais detalhadas sobre as construções, com isso tem-se a primeira ideia de um zoneamento para a cidade. Curitiba foi reconhecida como capital do Paraná em 1853, com uma forte migração a cidade cresceu significativamente. O Plano Taulois de 1853-1854 fez as indicações do traçado urbano e alinhamento das ruas existentes. Em 1869 na gestão de Ferreira Abreu foi estabelecido com o Código de Posturas

Relacionados