A historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTORIA DAS DROGAS
 
A historia das drogas é tão antiga que muitas vezes se confunde com a própria história da existência do homem. Têm-se notícias que a Cannabis Sativa (Maconha), era cultivada desde mil anos antes de Cristo. Enfim, as drogas existem desde os primórdios da existência humana.
  No Brasil, sabe-se que nossos índios já usavam plantas com substâncias tóxicas em suasmanifestações religiosas. Têm-se notícias que a Cannabis Sativa (Maconha), chegou ao Brasil logo após seu descobrimento, trazida de Angola pelos primeiros escravos negros.
  Droga é toda e qualquer substância natural ou química que ao ser introduzida no organismo vivo, humano ou animal, pode modificar uma ou mais de suas funções.
Ao fazer uso de uma droga, internamente o sistema nervoso central é atingido,atuando sobre o cérebro, as drogas provocam alterações do funcionamento de todo o organismo. O cérebro trabalha mais rápido e ordena um aceleramento dos aparelhos circulatório e respiratório, provocando uma sobrecarga ao coração e aos pulmões
No inicio cada droga tem um tipo de efeito e um tempo de duração. Com o passar do tempo à duração do efeito vai diminuindo e as doses têm que seraumentadas. Todos os viciados que largaram as drogas, afirmam que nenhuma sensação que a droga lhes proporcionou, foi melhor que a que sentiram por se verem livres do vicio. Aos poucos a sensação que era de prazer passa a ser cada vez mais desagradável. 
As Drogas e o Papel do Psicólogo Escolar no Tratamento e Prevenção
Por: Poliana Priscila Matos Pardal

A grande maioria dos seres humanos, durante avida, faz contato com algum tipo de droga, seja legal ou proibida (Sielski, 1999). O consumo vem aumentando cada vez mais. As drogas sempre estiveram ligadas a poderes econômicos; por isto, juntamente com a sensação de prazer que esta causa, a sua eliminação é tão difícil. 

Atualmente os jovens pertencentes as mais diferentes classes ou contextos sociais estão sujeitos e expostos, direta ouindiretamente, a situações de risco. As drogas não fazem parte apenas da realidade da favela ou de partes menos favorecidas da sociedade; mas sim da realidade de todos os indivíduos. A droga pode estar presente nos mais diversos contextos (na família, na escola, nas ruas, na casa de amigos ou dentro de casa, em festas, etc), e atinge as mais diferentes classes sociais. Ou seja, o problema do tráfico edo uso de drogas é um problema de toda a sociedade. 

Com isto, o objetivo desse trabalho é informar e promover a reflexão a respeito deste tema tão polêmico e complexo. Para que cada um, a esse modo, possa encontrar maneiras de colaborar na questão da prevenção ou reabilitação do uso de drogas; tendo a consciência, despida de preconceitos, de que a melhor forma de compreender o fenômeno éatravés de uma perspectiva sistêmica, e não linear. Apenas desta forma o psicólogo realmente entenderá o problema, e poderá intervir da melhor forma nos sistemas relacionados.

Drogas 

Drogas são substâncias utilizadas para produzir alterações, ou seja, mudanças nas sensações, nas percepções, no grau de consciência, no estado emocional, no psicológico, no comportamento, e no “estado de espírito”.De acordo com Dalgalarrondo (2000), uma droga psicoativa é qualquer substância química que, quando ingerida, modifica uma ou várias funções do SNC, produzindo efeitos psíquicos e comportamentais. A droga, segundo Tiba (2007), atinge os mais reservados recônditos bioquímicos dos neurotransmissores e seus receptores e pode trazer sensações de prazer. 

Ao contrário do que muitos ainda pensam,drogas não se restringe apenas a substâncias ilegais / ilícitas. Também são consideradas drogas substâncias lícitas, por exemplo: cigarro; álcool; as prescritas por médicos (como remédio para emagrecer, ou até mesmo antidepressivos); ou aquelas que podem ser compradas em mercados ou lojas (como solventes, cola de sapateiro, etc). Cada vez mais, usuários e dependes descobrem uma nova droga; e a...
tracking img