A historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Josué 24.14-25

-Introdução: Josué foi o jovem companheiro de Moisés e depois seu sucessor. Era um guerreiro, por isso Deus lhe chamou para lutar e defender o povo de Deus. Ele conquistou a terra de Canaã, cumprindo-se a promessa que Deus havia feito a Abraão, Isaque, Jacó e Moisés.
Dos seiscentos mil que marcharam a pé do Egito (Ex 12, 37-38), somente Josué e Calebe entraram na terraprometida, por que todos os outros morreram por causa do pecado, quebraram sua Aliança com Deus feita com Moisés. Foram enterrados no deserto e somente seus filhos puderam continuar a caminhada.
Então havia uma nova geração de pessoas jovens que precisavam fazer uma Aliança com Deus. O Senhor havia operado maravilhas no meio deles abrindo o mar, parando o Jordão para atravessarem, parou o sol e a lua, emuitos outros milagres (v.17). Venceram todos os inimigos externos, mas não venceram o pecado dentro deles (v.18). Mesmo vendo os milagres, o povo continuava pecando contra o Senhor, por isso Josué chamou aquela nova geração para fazer uma Aliança com Deus. Para Josué e Calebe, aquela era uma Renovação de sua Aliança com Deus, mas para o resto do povo era a primeira vez que faziam esta Aliança. Daparte de Deus a mesma Aliança continuava fiel, mas da parte do povo era preciso renovar.
Como renovar a Aliança com Deus?
Vamos aprender com Josué que foi fiel em sua Aliança com Deus e como ele ensinou para sua geração:

1- Aliança de Temor a Deus: Josué 24.14
A primeira coisa que Josué fala ao povo para fazer uma aliança com Deus é “agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade ecom fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor” (v.14) Josué chama o povo para temer a Deus.
O que é temer a Deus? Seria ter medo? Não. É ter fé mas respeitar seu poder grandioso. Para Josué o temor significava:
a)  “servi-o com integridade”, ou seja “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma ede toda a tua força ” (Deuteronômio 6.5). Servir a deus por inteiro é não servir a dois senhores (Mateus 6.24). Essa Aliança deve ser voluntária, de  coração, com consciência, por isso Josué perguntou ao povo três  vezes e eles responderam que queriam servir a Deus três  vezes (v.16,21 e 24).
b)  “e com fidelidade” ser fiel a Deus em tudo e em todo lugar. Ser fiel é cumprir seus compromissoscomo falaram espontaneamente que queriam servir a Deus (v.16). No v. 19 Josué adverte que não poderiam fazer esse compromisso, pois se faltassem, Deus os castigaria. Muitas vezes não entendemos isso, mas faz parte do temor que devemos a Deus. Muitos pensam como disse Paulo: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda nopecado, nós os que para ele morremos?” (Romanos 6.1,2) achando que Deus por ser amoroso e perdoador sempre vai perdoar depois. Isso é engano.
c)  “deitai fora os deuses”, ou seja, temer a Deus implica em abandonar toda idolatria. Deus quer exclusividade (Isaías 42.8). Isso significa que deixamos tudo que não é do Senhor, tudo o que toma o lugar de Deus em nossas vidas e colocamos o Senhor em primeiroe único lugar. Muitas vezes precisamos deixar crendices, vaidades, costumes que ficamos agarrados a eles. Isso é uma Libertação de tudo o que não é de Deus. Precisamos temer a Deus de modo a nem olhar o que Deus não aprova.

Isso é temer a Deus, servindo ao Senhor com integridade, com fidelidade e renunciar tudo o que não é Dele. Faça uma Aliança de Temor a Deus, um pacto de antes de tudopensar o que seria a vontade do Senhor.
Deus quer fazer uma Aliança de Temor com você!
                                     
2- Aliança de Santidade: Josué 3.5
Josué conhecia ao Senhor e sabia que é “Deus santo, Deus zeloso” (v.19), por isso era preciso santidade. Ele havia visto a glória de Deus várias vezes sobre o monte quando falava com Moisés e ouvia a voz do Senhor como trovão (Salmos...
tracking img