A historia que controi o homem moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

Uma área de interesse entre historiadores, filósofos, e sociólogos da ciência é a extensão nas quais teorias científicas e teorias míticas são moldadas por seus acontencimentos políticos e sociais, no decorrer dos tempos. Os fatos, as marcas deixadas, as escrituras que relatam acontecimentos vivos até hoje, os mitos que ainda são contados e vividos pormuitos, a linguagem dos sinais, usadas para revelar acontecimentos passados, todos estes contextos juntos formaram e ainda formam sujeitos contrutores socias em nosso meio. E nós como futuros professores fizemos parte deste evento social, afinal, é dentro de uma sala de aula que levamos informações necessárias aos futuros contrutores sociais. E através deste trabalho, poderemos discutir de que maneirapodemos fazer da história um instrumento para fazer da criança, um sujeito construtor da realidade social.

o homem contruindo a história

O homem em toda a história, contrói coisas como igrejas, muralhas, arcos, monumentos, que de certa forma, marcaram suas vidas naquele determinado período, e através destes acontecimentos foram dando vida a nossa origem, até nos dias de hoje. Asociedade vai sendo construída através de fatos ocorridos, em períodos diferentes, assim como relata no filme, ¨o filme falado¨, podemos observar a importância de conhecer a fundo a origem de vários fatos ocorridos na história. Como futuros professores, somos mediadores importantes para a construção de sujeitos ricos em conhecimentos, e capazes de construirem uma realidade social, baseada emfatos sociais, místicos, e linguísticos. No filme relata acontecimentos que ocorreram a décadas atráz, mais que ainda estão lá, no mesmo lugar, consolitando a cada dia, a importância ocorrida naquela ocasião, para o desenvolvimento político, social, e cultural da sociadade. Podemos também perceber que através do filme, a educação vem sendo aplicada baseada na curiosidade da criança, pelosacontecimentos históricos. E nóis como educadores devemos dispertar de maneira interessante, e divertida, esta curiosidade, com projetos fora da escola, como passeios em museus onde relata um determinado fato ocorrido em uma determinada cidade, que fez com que aquela cidade ouvesse um crescimento. Assim a criança passa a sentir-se importante instrumento para este desenvolvimento, entendendo que ela também fazparte da história colaborando para a construção da realidade social. A criança vai vivenciando os fatos relatados pelo professor, e no mundo de sua imaginação, constrói uma realidade toda sua, que faz com que ela venha a despertar para buscar ainda mais a origem de nossa história e nossos mitos.
O mito na realidade é uma maneira de entender o passado. É um fenômeno culturalcomplexo, que pode ser encarado de vários pontos de vista. Em geral, é uma narração que descreve e retrata em linguagem símbólica a origem dos elementos básicos de uma cultura.
As mudanças e transformações que se dão nos momentos críticos da vida individual e social são objetos de particular interesse mitológico e ritual: nascimento, ingresso na vida adulta, casamento, morte...acontecimentosmarcantes para a pessoa. O homem tanto o contemporâneo quanto o antigo, não é somente razão, mas também afetividade e emoção. Percebe-se de forma silenciosa que mito e razão se completam na vida humana. O mito despertou subjetivamente força para motivar paixões, como no caso da política e das causas religiosas. A ciência é necessária, mas não é a única interpretação válida do real.Em nossa sociedade, as estruturas míticas estão fortemente presentes nas imagens e nos comportamentos, que são impostos às pessoas através da mídia. Por exemplo, os personagens das histórias em quadrinhos que trazem presentes em seus desenhos e diálogos, os heróis mitológicos ou folclóricos. Esses personagens encarnam de tal maneira os ideais da sociedade que a qualquer mudança que aconteça nas...
tracking img