A historia dos eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A História dos Eventos - 1ª Parte
| Domingo, 18 de Outubro de 2009
Os eventos sempre fizeram parte das sociedades, desde as mais antigas até as atuais. O homem sempre criou reuniões, genericamente chamadas de eventos, com a finalidade de ampliar seus relacionamentos e o convívio em família, no trabalho, na escola ou no lazer, e de quebrar a rotina dos seus afazeres cotidianos. De uma maneirageral, pode-se dizer que o evento tem uma característica básica - propiciar uma ocasião especial para o encontro de pessoas, que se reúnem com um objetivo específico.
O primeiro evento registrado na história foram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, realizados pela primeira vez em 776 a.C, em Olímpia, Grécia. Devido ao sucesso, o evento passou a ser realizado de quatro em quatro anos, durante milanos, expandindo-se para outras cidades gregas. A mobilização das pessoas era tamanha que havia até trégua das guerras, muito comuns naquela época. Com o fim da era conhecida como Antiguidade, o evento foi suspenso até 1896, ano que marcou a primeira versão dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.
O Carnaval é outro evento que surgiu na Antiguidade, em 500 a. C, com as Festas Saturnálias.Além de lazer, permitiam representações de desejos, esperanças e folclore das cidades greco-romanas. O primeiro evento com caráter informativo aconteceu em 377 AC, em Corinto, Grécia, e foi denominado Congresso. Tratava-se de uma reunião de todos os delegados das cidades gregas para discutir questões de interesse público.
Podemos dizer, assim, que a Era Antiga contribuiu para o embrião dos eventosde hoje, com a difusão do espírito de hospitalidade, de organização, da necessidade da infra-estrutura logística e segurança nas estradas.
A Idade Média, por sua vez, deu pouca importância aos eventos, sendo que dois tipos deles marcaram aquela época: os de caráter religioso – concílios e representações teatrais – e os de caráter comercial – feiras. O público dos concílios eram os membros do cleroe o das feiras eram os mercadores.
O concílio – nome que se dá até hoje à reunião eclesiástica – era a reunião de membros do clero com o objetivo de estudar, debater e discutir temas relacionados à doutrina e aos dogmas da Igreja Católica.
As representações teatrais – que deram origem ao teatro atual foram produzidas visando quebrar a monotonia dos rituais da missa. A encenação de uma passagembíblica facilitava a compreensão do público. Com o passar do tempo, o teatro religioso foi ganhando fama e atraindo pessoas. As Igrejas tornaram-se pequenas para sua apresentação. Daí, a encenação em ruas, praças públicas e anfiteatros.
As feiras foram os eventos mais importantes da Idade Média e tinham o mesmo conceito das atuais – a exposição de produtos cultivados ou manufaturados pelosexpositores, visando a conquista de clientes. A feira mais antiga data de 427, em Champagne, França.
projeto é o resumo analítico da idéia do evento. É o resultado obtido ao se projetar no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento do conjunto de atividades de um evento.
Componentes de um Projeto de Eventos
1- Identificação do Projeto
1.1- Título do Evento
1.2- Tema Central
1.3- EmpresaPromotora
1.4- Equipe Responsável
1.5- Período de Realização
1.6- Local
2- Objetivos
É a definição dos resultados esperados com a realização do evento. Devem ser previstos instrumentos para a mensuração do alcance dos mesmos. Detalhe importante: É preciso que sejam identificados os objetivos do evento para os patrocinadores.
3- Justificativa
Deve-se explicitar o motivo pela escolha doprojeto. A justificativa enfatiza a popularidade daquele tipo de evento na cidade ou região, entre outros fatores determinantes da escolha. Deve conter dados sobre a sinergia do evento com o patrocinador em termos de público, local, mix de marketing e período de realização.
4- Público-Alvo
Definição de quais empresas ou pessoas, de quais segmentos, regiões geográficas e perfis serão convidadas a...
tracking img