A historia do volei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História do Voleibol no Mundo.

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895,pelo americano William G. Morgan diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos O primeiro nome deste esporte foi mintonette.
William G. Morgan 1870 -1942

Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol.Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgansolicitou à firma A.G. Spalding& Brothers a fabricação de uma bola para o esporte. No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield'sCollege, entre diretores de educação física dos EUA, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração e assim o jogo começou a se difundir por Springfield e outrascidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.
Em Springfield, o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para volleyball, tendo em vista que a ideia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mãos.
A primeira quadra de Voleibol tinha as seguintes medidas: 15,24m de comprimento por 7,62m de largura. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de8,235m, sendo a altura de 1,98m (do chão ao bordo superior). A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência de 63,7 a 68,6 cm e seu peso era de 252 a 336g.
O primeiro país estrangeiro a conhecer o esporte foi o Canadá, em 1900,O segundo foi Cuba, em 1906, levado pelo oficial do Exército americano Augusto York, que participou da segundaintervenção militar dos EUA na ilha caribenha. A partir daí, Elwood S. Brown levou o esporte para as Filipinas (1910), J. Howard Crocker para a China, Franklin H. Brown para o Japão (1908), Dr J.H. Gray para China e Índia, e outros precursores no México, na América do Sul, Europa e África.
Em 1913, o vôlei já estava presente em toda a Ásia, tanto que foi incluído no programa dos primeiros JogosOrientais, organizados em Manila, capital filipina. Por muitos anos, o esporte foi praticado segundo as regras ensinadas por Elwood S. Brown, nas quais os times eram formandos por 16 atletas - para permitir um maior número de participantes.
Em 1916, um artigo do Guia de Vôlei Spalding escrito por Robert C. Cubbon estimou que os praticantes de vôlei nos EUA já totalizavam 200 mil. Naquele mesmoano, a YMCA conseguiu que a NCAA (a maior liga de esportes universitários dos EUA) divulgasse o vôlei em seus artigos, contribuindo para o rápido crescimento do esporte entre os jovens universitários.
Em 1918, o número de jogadores por time foi limitado a seis e, em 1922, o número máximo de toques na bola permitido foi fixado em três. Até os anos 30, o vôlei foi praticado mais como uma forma derecreação e lazer, e houve poucas atividades internacionais e competições. Isso devido ao fato que havia diferentes regras em várias partes do mundo. Entretanto, campeonatos nacionais já eram disputados nos países da Europa oriental, para onde o esporte foi levado pelos soldados americanos a partir de 1915, na 1ª Guerra Mundial. Também em função da 1ª Guerra Mundial, o Egito foi o primeiro paísafricano a descobrir o vôlei.
Em 1924, houve uma demonstração de esportes americanos nas Olimpíadas de Paris (FRA) e o vôlei estava entre eles. No entanto, foi apenas em setembro de 1962, no Congresso de Sofia (Bulgária), que o vôlei foi admitido como esporte olímpico. Sua primeira disputa se realizou nas Olimpíadas de Tóquio (JAP), em 1964, com a presença de dez países no masculino - Japão,...
tracking img