A historia do trabalho docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Palavras-chave: trabalho docente, professor, feminização, magistério.
HYPOLITO,A.M. Trabalho Docente, classe social e relações de gênero. São Paulo;Papirus, 1997.

Introdução
A uma grande de diferença de como é visto, hoje o trabalho do docente, do seu inicio, de quando começou a ser visto como profissão. Antes de se tornar profissão, o trabalho docente passou por várias formas de estrutura eorganização escolar. E teve grande contribuição para o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade.
Por que o trabalho docente era visto como profissão de mulher? Essas e outras questões de feminização do magistério são discutidas por alguns autores. E essa visão de profissão de mulher acabou, tendo uma novo visão, de igualdade. Que nesse processo de tornar-se profissão não podeser mais vista como profissão de mulher.
Nesse trabalho será discutido com alguns autores a melhor forma de tratar a profissão docente, e também sera discutida a mudança do trabalho docente, de um trabalho nao-capitalista para um trabalho capitalista.

Partes do fichamento
I parte - Introdução
II parte – A constituição historica do trabalho docente (pp.17-46)
III parte – Trabalho Docente eRelações de Genero (pp.47-76)
IV parte – A natureza do Trabalho Docente (pp.77-102)
V parte – Conclusão (pp.103-109)

A constituição historica do trabalho Docente

-Professorado: Entre o sacerdocio e o profissionalismo (pp.18-26)
Depois que o trabalho de ensinar deixou de ser dominada pela igreja veio a preocupaçao de uma formaçao tecnico-proficional de pessoas para atender a de manda doensino basico. A igreja exercia grande influencia no ensino fundamental. No seculo XVI, foi criada escolas elementares,tornando a educação obrigatoria, gratuita e laica, e que mesmo aasim nao deixou de ter grandes inflencias da igreja. Segundo o autor Kreutz, o termo professor, vem aquele que professa fé e fidelidade a igreja, ao ensinamentos religiosos,se doando sacerdotalmente aos seus alunos.Comodiz Kreutz o trabalho docente é uma vocação-sacerdocio.
Foi na Europa, no final do seculo XVIII, que nasceu os primeiros centros de ensino, que eram nas igrejas, de ensino de leitura e escrita. O pensamento liberal, ao contrario da igreja era que a educação fosse publica e laica para todos. Segundo Kreutz, movimentos de professores lutavam pelos pricipios liberais,pela organização profissionaleautonomia da categoria. Influenciados pela igreja, os professores tinham prestigio social, autonomia e ontrola de seu trabalho, e que esses vão se perdendo quanto mais se profissionaliza. Segundo Arroyo até o século passado o professor era o “o mestre do oficio o de ensinar, muito integrado com a comunidade e tinha total dedicação ao oficio , a disponibilidade e prontidão era essa a imagem doprofissional. O desenvolvimento do trabalho docente e de um sistema de ensino publico são baseados no pensamento liberal e laico, e o desenvolvimento do capitalismo contribuiu para a profissionalização dos docentes.

-Professorado: Profissionalismo, assalariamento e posiçao (pp.26-30).
No Brasil, são recentes os estudos sobre o trabalho docente. Estudos sobre a sociologia do trabalho e da educaçãotem o objetivo de entender o trabalho docente atual.segundo Miguel Arroyo, o surgimento desse novo sistema de educação, administrada pelo o governo se opõe bastante com aquela educação organizada pela comunidade.E aí a transformação do mestre do oficio de ensinar em profissional do ensino assalariado. E que depois passa a ser trabalhador do ensino empregado pelo estado, porque alem de serassalariado, também passa a ser controlado pelo estado. E o estado regula profssionalmente os docentes, tanto emprega como forma profissionais para o ensino. E assim vem o confronto da visão do docente como vocação e sacerdocio com os aspectos profissionais. Esse desenvolvimento é bem semelhante em varios países, como Brasil, Portugal, Alemanha, Espanha.

-A organização escolar e a formação do...
tracking img