A historia do punk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos a origem punk, onde e como tudo começou.
A ideologia de um grupo que marcou época, através de atitudes, indumentários e estilo próprio que tem seguidores até os dias atuais.

2.A pré-história do punk

Desde seu começo, em meados dos anos 50, o rock vem nos legando impactos, choques, modas, comportamentos, estilos, políticas,revoluções, idéias, entretenimentos – além de música e dança – e mais ápices, declínios e guinadas. É geralmente nas guinadas que acontecem os divisores de águas e tudo recomeça com excitação semelhante àquela primeira, a mesma que tornou conhecidos Elvis e todo aquele pessoal.
Para a sua guinada o rock conta sempre com a energia adolescente. Basta uma geração ter completado a sua missão outer dado o seu recado (John Lennon, aos 29 anos, em novembro de 1970, Nova Iorque, e o dito “O sonho acabou”) para que outra geração, em reação surja com outra proposta.
Uma das grandes guinadas do rock (e não a sua última “gargalhada”) aconteceu por volta de 1976 e deixou sua marca registrada: PUNK. Depois do impacto inicial, passando a imagem mais “desagradável” de toda a história damúsica popular universal – e sob apavoradas pressões de todos os lados – o punk como que sucumbiu ao peso da própria audácia.
Sucumbiu mas não morreu. Teve primeiro que deixar passar mais uma onda projetada pelo poder do sistema, Este, desde o começo seu arquiinimigo, usando de maquiavélico truque, soltou o som das discotecas para abafar protesto punk. Este se quisesse, que esperasse oufalecesse.

3.Mas, afinal, o que significa a palavra punk?

A palavra punk encontra significados diferentes; enquanto um substantivo pode ser traduzido como "madeira podre utilizada para acender o fogo", ou "vagabundo de pouca idade", rufião, capanga ou ainda, em inglês arcaico, prostituta. A palavra aparece também em situações muito distintas, como numa comédia shakespeareana em que oautor escreveu "Casar com um punk, meu senhor, é apressar a morte", e, numa cena do filme Juventude Transviada, de 1955, quando James Dean refere-se aos inimigos como punks. Punk pode ser traduzido como lixo, numa referência preconceituosa àqueles grupos como retrato da escória da sociedade. Neles se concentrava uma agressividade que a mídia logo associou à violência e à desordem. O fato de, nas suasorigens recusarem vínculos partidários ou doutrinários facilitou a discriminação do grupo como simples baderneiros. Entretanto, a um comportamento deliberadamente desregrado, de recusa à família, à moral, ao trabalho e à cultura dominante revelavam, na verdade, um fundo de crítica contundente.

4.A década de 60, a epopéia do “sonho” e o fim de uma época

No início da década de 60,aqui no Brasil Jânio é eleito presidente e pouco depois renuncia. Renuncia Jânio, assume Jango – o vice-presidente. Pouco depois, em 63, o presidente Kennedy é assassinado no Texas, começando toda uma onda de terrorismo que em 81 atingiria até mesmo o papa.
Em 1964 cai Jango sob aquilo que os franceses chamaram de coup d'état, ou seja, golpe de estado: violenta ou ilegal mudança de governopelo poder dominante (segundo o dicionário). No mesmo ano, em 1964, a Inglaterra se vinga definitivamente da França, arrancando desta o monopólio de colonialismo cultural sobre a juventude internacional (ocidental). Enquanto a França, agora em 1964, conta com Johnny Haliday, Sylvie Vartan e Françoise Hardy (que não conseguem passar de estrelinhas locais, uma espécie de Jovem Guarda à lafrançaise), a Inglaterra lança para o mundo os Beatles. E os Rolling Stones como antagonistas. E nunca mais o mundo será o mesmo. Bye Bye bossa nova, um novo tempo começava. Quanto à bossa nova, este movimento que tivera sua origem na zona sul do Rio de Janeiro em fins dos anos 50 – um movimento que contava com uma rapaziada oriunda da classe média sofisticada,elitista e aristocrata a seu modo – e que...
tracking img