A historia do karate - do

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karatê

História
Significa caminho das mãos vazias. Arte marcial japonesa originária de Okinawa. Enfatiza técnicas de defesas, socos e chutes. Pode ser dividido em 3 partes principais: Kihon (fundamentos, movimentos básicos), Kata (padrão, espécie de luta contra um inimigo imaginário) e Kumite (encontro de mãos, treinamento da luta propriamente dita).

Karatê – Do
Decidir quem é o vencedore quem é o vencido não é o seu objetivo principal. O Karatê-Dô é uma arte marcial para o desenvolvimento do caráter através do treinamento, para que o karateka possa superar quaisquer obstáculos, palpáveis ou não.
O Karatê-Dô é uma arte de defesa pessoal de mãos vazias ( Kara = vazio, tê = mão, dô = caminho ou seja caminho de mãos vazias ) na qual braços e pernas são treinados sistematicamente eum inimigo atacando de surpresa, pode ser controlado por uma demonstração de força igual á que faz uso de armas reais.
O Karatê-Dô é uma prática através da qual o karateka domina todos os movimentos do corpo, como flexões, saltos e o balanço, aprendendo a movimentar os membros e o corpo para trás e para frente para a esquerda e para a direita, pra cima e para baixo, de um modo livre e uniforme.Por que o nome Shotokan?
Além de Mestre de Karatê era, também, exímio poeta e quando escrevia os seus poemas usava o pseudônimo de SHOTO (que significa: ondas de pinheiro. Ele usava este nome porque a cidade nativa de Shuri, local do seu nascimento,era rodeadas por colinas em florestas de pinheiro RyuKyu e vegetação subtropical, entre elas estava o Monte Torao.A palavra torao significa “caudade tigre” e era particularmente adequada porque a montanha era estreita e tão densamente arborizada que realmente tinha a aparência de uma cauda de tigre quando vista de longe. Quando dispunha de tempo, costumava caminhar pelo Monte Torao, ás vezes á noite quando a lua era cheia ou quando o céu estava tão claro que se podia ficar sob uma cobertura de estrelas. Nessas ocasiões, podia-se ouvir ofarfalhar dos pinheiros e sentir o profundo e impenetrável mistério que está na raiz de toda a vida.)
Em 1922, escreveu o seu primeiro livro: “Ryukyu Kempo: Karatê” e nele fez a seguinte introdução: “Na profundeza das sombras da cultura humana ocultam-se sementes de destruição, exatamente do mesmo modo como a chuva e o trovão seguem na esteira do tempo bom.
A história é o relato da ascensão dequeda das nações. A mudança é a ordem do céu e da terra; a espada e a caneta são tão inseparáveis quanto às duas rodas de uma carruagem. Assim, um homem deve abraçar os dois campos se quer ser considerado um homem de realizações. Se ele for demasiadamente complacente, acreditando que o tempo bom durará para sempre, um dia será pego desprevenido por terríveis tempestades e enchentes. Assim, éimportantíssimo que nos preparemos a cada dia para qualquer emergência inesperada.”
Em 1935, escreveu o seu segundo livro: “Karatê-Dô Kyohan”. Neste ele deu ênfase nas técnicas de vários tipos de Kata.
Em 1936, foi fundado o primeiro DOJO oficial de Karatê, pelo Comitê Nacional e devido aos feitos do mestre Funakoshi, foi batizado com o nome de SHOTO-KAN. Daí surgiu o nome de uma escola (estilo) que atéhoje é cultivada em várias partes do mundo. SHOTO (pseudônimo de Funakoshi) + KAN (escola, classe...) = Escola de Funakoshi.
           O Karatê, como o conhecemos hoje, foi aperfeiçoado nos últimos cinqüenta anos pelo mestre Gichin Funakoshi, assim sendo, ele é considerado o pai do Karatê Moderno.
Vocabulário
* Dan: nível de faixas pretas
* Kyu: nível de faixas abaixo da preta
*Gyaku golpe com a mão aposta à perna que está à frente
* Kisame: golpe com a mesma mão que a perna que está à frente
* Sonoba: parado
* Kimé: união de força mental e física
* Gedan: zona baixa
* Gohon Kumitê: trabalho com o adversário,em cinco passos
* Hajimê: começar
* Hikitê: puxar um punho ao quadril, enquanto o outro trabalha
* Ippon kumitê: trabalho...
tracking img