A historia do esporte em uruara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anderson Marques dos Anjos
Everton Acassio Hendges
Laerth Brendell Silva de Alencar
Acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física.
Emerson Araújo de Campos
Esp. Em Lazer


RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e descrever a história do esporte, principalmente do futebol de campo em Uruará ? PA do período de 1985 a 2000. Para chegar a esses resultados foiusada a história oral como fonte principal, fez - se duas entrevistas com pessoas que vivenciaram o esporte no município. Os dados foram coletados através de uma gravação de áudio. Pode-se perceber a presente mudança no esporte local, e também as influências do mesmo na vida das pessoas. Por meio desta pesquisa buscou-se recordar e divulgar a história oral do esporte uruaraense.


INTRODUÇÃOO presente trabalho tem por objetivo principal identificar e descrever a história do esporte em Uruará, dando ênfase a trajetória do futebol de campo neste município através da historia oral.
Para tanto, concordamos com Sitton (1989 apud ALVITO, 2010) quando afirma que a história oral é um procedimento válido de investigação no trabalho do historiador (...), ele também diz que a história oral sãoas memórias e recordações de gente viva sobre seu passado.
Outro autor que apresenta importantes contribuições sobre história oral é Thompson, (1992, pag. 44) que afirma:

A história oral é uma história construída em torno de pessoas. Ela lança a vida para dentro da própria história e isso alarga seu campo de ação. Admite heróis vindos não só dentre os líderes, mas dentre a maioriadesconhecida do povo. Estimula professores e alunos a se tornarem companheiros de trabalho. Traz a história para dentro da comunidade e extrai a história de dentro da comunidade. Ajuda os menos privilegiados, e especialmente os idosos, a conquistar dignidade e autoconfiança. Propicia o contato ? e, pois, a compreensão ? entre classes sociais e entre gerações. E para cada um dos historiadores e outros quepartilhem das mesmas intenções, ela pode dar um sentimento de pertencer a determinado lugar e a determinada época. Em suma, contribui para formar seres humanos mais completos. Paralelamente, a história oral propõe um desafio aos mitos consagrados da história, ao juízo autoritário inerente a sua tradição. E oferece os meios para uma transformação radical no sentido social da história.

Nessecaminho, na perspectiva apontada por Meihy (2000, p. 29), História Oral é um conjunto de procedimentos que começam na elaboração de um projeto e que continuam com a definição de um grupo de pessoas a serem entrevistadas, com o planejamento da condução das gravações, com a transcrição para o uso, arquivamento e, sempre que possível, com a publicação dos resultados que devem, em primeiro lugar, voltar aogrupo que gerou as
entrevistas.
Nesse caminho, pretende-se extrair a história de quem vivência e constrói a história do esporte no município de Uruará, localizado na região oeste do Pará, as margens da Rodovia Transamazônica, por meio do Futebol de Campo.

METODOLOGIA

A história oral foi obtida através de entrevistas realizadas com pessoas que tiveram experiência com o esporte de Uruaráno período de 1985 a 2000, foi dada orientação da monitoria responsável pela disciplina Fundamentos Históricos da Educação Física. Esta entrevista foi realizada nos dias 01, 02 e 03 de novembro de 2010. A entrevista foi procedida de forma aberta e estruturada. Entrevista aberta para Lakatos e Marconi (1985) é um procedimento usado na investigação social para coletar dados, ou ajudar no diagnósticoou tentar solucionar problemas sociais... Acontece em um colóquio entre duas pessoas em que uma delas vai passar informações para a outra.
Outro autor que retrata em sua obra definições sobre entrevista aberta é Paulilo (2007), que a entrevista aberta é o instrumento da análise da enunciação que se apóia na dinâmica da entrevista e nas figuras de retórica como a metáfora, o paradoxo facilitam...
tracking img