A historia do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do Brasil.
A descoberta do Brasil, em 22 de abril de 1500, foi comandada por Pedro Álvares Cabral, com destino às Índias. Inicialmente foi denominada Terra de Vera Cruz, depois Santa Cruze, finalmente, Brasil, a nova terra foi explorada a principio em função da extração do pau-brasil, madeira de cor vermelha usada em tinturaria na Europa, e que deu nome à terra.
Varias expediçõesexploradoras e guarda-costas foram enviadas pelo rei de Portugal, a fim de explorar o litoral e combater piratas e corsários, principalmente franceses, para garantir a posse da terra. O sistema de feitorias foi empregado tanto para a defesa como para realizar a troca do pau-brasil com os indígenas.
A partir de 1530, tem inicio a colonização efetiva começou o reconhecimento da terra, a introduçãodo cultivo da cana-de-açúcar e a criação dos primeiros engenhos. A cana-de-açúcar, no nordeste, era cultivada e beneficiada em grandes propriedades, que empregavam mão-de-obra dos negros africanos trazidos como escravos, e destinados à exportação.
Também desenvolveu-se o ciclo do gado. A pecuária aos poucos ocupou toda a área do agreste. do sertão nordestino e a bacia do rio São Francisco. Noséculo dezoito, o ciclo da mineração, do ouro e dos diamantes em Minas Gerais levou a ocupação do interior da colônia. Na zona mineira, ao lado dos proprietários e escravos, surgiram classes intermediárias constituídas por comerciantes, artesãos e funcionários da Coroa.
A política e administração da colônia estavam subordinadas a metrópole portuguesa que adotou, em 1534, o sistema de capitaniashereditárias.
Em 1548, a coroa portuguesa instituiu o governo geral. Tome de Souza possuía extensos poderes, e administrava em nome do rei a capitania da Bahia, cuja sede era Salvador.
O papel da igreja católica era administrativo, assistência social, o ensino e a catequese dos indígenas.
No século XVI foram organizadas algumas expedições armadas ao interior em busca de metais preciosos. Noséculo seguinte expedições conhecidas como bandeiras partiram, especialmente de São Paulo, com três objetivos: a busca de índios para escravizar, a localização de agrupamentos de negros fugidos e a procura de metais preciosos.
As mais importantes revoltas foram a conjuração mineira e a conjuração baiana, as quais possuíam, alem de caráter econômico uma conotação política. A conjuração mineira,ocorrida em 1789 foi liderada por Tiradentes, que terminou preso e enforcado, em 1792, pretendia a independência e a proclamação de uma republica. A conjuração baiana, também ocorrida em 1798, tinha idéias bastante avançadas para a época, inclusive a extinção da escravidão, seus principais lideres foram executados. Mais tarde, estourou outro grande movimento de caráter republicano: a revoluçãopernambucana de 1817.
Em 1808 ocorreu a chamada “inversão brasileira”, o Brasil tornou-se a sede da monarquia portuguesa, com a transferência da família real e da corte para o Rio de Janeiro. Ainda na Bahia, o príncipe regente D. João assinou o tratado de abertura dos portos brasileiro ao comercio das nações amigas, beneficiando a Inglaterra. Terminava assim o monopólio português sobre o comercio como Brasil e tinha inicio o livre-cambismo.
Com a volta do rei e da corte para Portugal, em 1821, o Brasil passou a ser governado pelo príncipe regente D. Pedro. Atendendo principalmente aos interesses dos grandes proprietários rurais, contrários a política das cortes portuguesas, que visava diminuir-lhe a autoridade, mesmo assim ele proclamou a independência do Brasil em 7 de stembro de 1822.D. Pedro deu ao pais uma constituição em 1824. No inicio do seu reinado ocorreu a chamada “guerra da independência” contra as guarnições portuguesas. Freqüentes conflitos com a assembléia e interesses partidários do governo hereditário em Portugal levaram D. Pedro a, em 1831, abdicar o trono do Brasil em favor do filho D. Pedro II, então com cinco anos de idade.
Foi proclamada a maioridade do...
tracking img