A historia de chica da silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chica da Silva não foi uma devassa sexual como retratou a mídia!
Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 1, Volume ago., Série 16/08, 2010, p.01-03.



A ex-escrava Francisca da Silvaviveu no Brasil durante o período colonial da mineração, no século XVIII. Ela foi casada não oficialmente com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Conhecida como Chica da Silva, foiretratada pela mídia, novelas, séries e filmes como um símbolo de devassidão e lascividade sexual. No entanto a realidade foi bem diferente.


Chica nasceu por volta de 1732, no arraial do MilhoVerde, a meio caminho entre o Arraial do Tejuco e a Vila do Príncipe, hoje cidade do Serro. Era mulata clara, filha de negra, uma escrava importada da Costa da Mina, com um homem branco, um português.Quando ainda adolescente, na qualidade de escrava doméstica, Chica pertenceu ao médico português Manuel Pires Sardinha, então com sessenta anos, com quem teve seu primeiro filho, um menino, nãoreconhecido na certidão de batismo, mas, nascido como forro, com a morte do pai, posteriormente considerado seu herdeiro.

Chica da Silva tinha entre dezoito e vinte e dois anos quando conheceu o grandeamor de sua vida, João Fernandes de Oliveira, então com 26 anos, o qual fora anteriormente sargento-mor e que na altura representava a Coroa portuguesa na região das Minas Gerais. João Fernandes eradesembargador do Tribunal da Relação do Porto e juiz do Fisco das Minas Gerais.

Ele comprou a escrava Chica de Manuel Pires Sardinha por oitocentos réis e no Natal do mesmo ano a alforriou. Alforriaruma escrava logo após sua aquisição não era atitude freqüente entre os proprietários mineiros. Nesse caso, é muito difícil dizer os reais motivos que levaram o contratador a fazer isso, mas éprovável que a intenção fosse estabelecer família e constituir herdeiros.

O detalhe é que o contratador de diamantes João Fernandes já era oficialmente casado com Maria de São José, natural do Rio de...
tracking img