A historia das coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oficina CH/EM Material do aluno

OFICINA – A HISTÓRIA DAS COISAS
Caro estudante: Esta oficina tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a história das coisas que usamos em nosso dia a dia. Por meio dela você refletirá sobre a exploração dos recursos naturais, a poluição causada pela produção industrial, a distribuição e o consumo dos produtos industrializados e a produção de lixo nasociedade contemporânea. Esperamos que ao final dessas atividades se sinta apto para: Perceber que a ação humana produz vários impactos ambientais, refletindo criticamente sobre os processos históricos responsáveis pela problemática atual. Perceber que a ação humana traz resultados positivos e negativos à paisagem para propor intervenções solidárias ambientalmente corretas. Bom trabalho!

1-) Todasas coisas têm uma história!

Você já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e para onde elas vão quando nos desfazemos delas?
Annie Leonard – documentário “A História das Coisas”

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos que utilizamos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História dasCoisas é um documentário audiovisual de apenas 20 minutos de duração que aborda, passo a passo, e de forma direta, tudo o que há por detrás de nossos padrões de consumo. O documentário revela, ainda, as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. Ele nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre aforma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas. Vamos assisti-lo?

Setor de Educação de Jovens e Adultos - 1 -

Oficina CH/EM Material do aluno Após assistir ao documentário, reúna-se com seus colegas de classe, em grupos, e responda às seguintes questões: 1-) Discuta, em grupo, quais foram os assuntos tratados no documentário A História das Coisas e, depois, escreva, no espaçoabaixo, os cinco principais temas abordados no audiovisual, na opinião do grupo: 1. ___________________________________ 2. ___________________________________ 3. ___________________________________ 4. ___________________________________ 5. __________________________________

2-) Leia, com atenção, a tirinha a seguir:

Disponível em:http://eja.sb2.construnet.com.br/cadernosdeeja/meioambienteetrabalho/mat_txt12.php?acao3_cod0=078abb213cd243a04e78ba839d2f480b Acesso em: 10 jun. 2011

Qual é o principal tema tratado na tirinha que você acabou de ler? Como esse assunto foi tratado no documentário A História das coisas? O que foi falado a respeito dele? Justifique sua resposta.

Setor de Educação de Jovens e Adultos - 2 -

Oficina CH/EM Material do aluno 3-) Considere o desenho aseguir, que é um esquema da chamada “economia dos materiais”:

Partindo da lista de palavras, complete as lacunas do esquema abaixo com o nome de cada uma das cinco etapas desse sistema: Palavras: Tratamento do lixo Extração Distribuição Consumo Produção

4-) De acordo com Annie Leornard, apresentadora do documentário, no momento atual, o sistema da economia dos materiais estaria em crise. Vocêconcorda com ela? Justifique sua resposta dando exemplos ligados ao espaço geográfico em que você e seus colegas moram.

Setor de Educação de Jovens e Adultos - 3 -

Oficina CH/EM Material do aluno 5-) Ao longo do documentário, as cincos etapas da economia dos materiais foram discutidas e questionadas. Partindo do que foi tratado escreva dois ou mais impactos negativos da ação humana que serelacionam com cada etapa dessa economia:

6-) Segundo o documentário A História das coisas, a produção das coisas que usamos faz uso de produtos químicos que expõem trabalhadores das indústrias e consumidores às toxinas prejudiciais à saúde humana. Partindo dessa análise, responda às seguintes perguntas: a) Porque existem pessoas que se sujeitam a trabalhar nesse tipo de indústria?

b) Porque...
tracking img