A historia das coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História das Coisas é um documentário que mostra em uma linguagem simples, os problemas sociais e ambientais que o capitalismo globalizante, provoca no mundo. Neste contexto denuncia a exploraçãodos Estados Unidos, sobre os países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é abundante e barata.
Abrangente, o vídeo demonstra as etapas do sistema produtivo. Da extração para a produção, para adistribuição, para o consumo, e para o tratamento de lixo. São fornecidos, ainda, números sobre as substâncias tóxicas, cancerígenas, utilizadas na fabricação de produtos. Toxinas que vão se acumulando aolongo da cadeia alimentar e se concentram nos corpos humanos. Substâncias que também contaminam a água, o solo e são espalhadas pelo ar atmosférico.
Em geral as indústrias mais poluidoras ou quenecessitam de maior quantidade de mão-de-obra não qualificada, são transferidas para o terceiro mundo, onde os recursos naturais são apropriados. Além dos salários bem mais baixos, não há leis rigorosas deproteção ao meio ambiente.
Mas, o ponto central do vídeo é sobre o que se constitui a “sociedade de consumo” que alcança graus elevados nos países desenvolvidos. Nesse sistema, tudo é mercantilizado,lazer, trabalho, cultura. A publicidade intensa, voltada para os lucros das empresas, convida as pessoas a consumirem cada vez mais. As mercadorias sofrem freqüentes modificações, de modo a seremapresentadas como algo sempre novo e, como algo imprescindível para a vida das pessoas.
Felizmente, tudo isso, pode ser mudado. Como diz a ativista Annie Leonard, quando as pessoas passarem a enxergar arealidade dessa ordem mundial dominante, como algo cruel. Quando todos ao longo do sistema se unirem e passarem a reivindicar e transformar este modelo em algo novo, com benefícios para todos. Eentão, surgir um sistema que não desperdice recursos naturais e não explore o ser humano, em que haja justiça social, o mundo será melhor.
E uma das soluções é buscar a sustentabilidade e o sentimento...
tracking img