A historia da teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA TEOLOGIA:

PATRÍSTICA
E

ESCOLÁSTICA

SIRLEY SOARES DE SOUSA
PROF. ELEUZA COTRIM

No mundo grego, os MITOS, que originavam as religiões e seus rituais e a vida das pessoas estavam tão relacionados a estas histórias sagradas que até mesmo o ato do plantio, o clima, nascimento e até vitória nas batalhas eram relacionadas a créditos aosdeuses.
E essa crença era o que sustentava as civilizações antigas até que a humanidade foi fazendo descobertas sobre si e sobre o mundo, elas foram perdendo a fé nesses deuses. Filósofos questionam sobre a vida, o dia a dia, a morte,e assim instiga a reflexão sobre a realidade humana e assim começam uma procura por respostas que sanasse as perguntas e satisfizesse inquietação da alma sobre aexistência sem ter que recorrer a então fé. Isso se denominou “avanço da filosofia rumo à razão”.
Entra ai os pais da igreja que defendia a fé cristã tentando conciliarem as armas racionais de argumentação da filosofia com a mesma e elaboraram um tratado teológico.daí surgem dois grandes momentos da história da Teologia, a Patrística e a Escolástica. Veremos a seguir;

PATRÍSTICA;
Patrística éo nome dado á filosofia cristã dos primeiros sete séculos elaborado pelos Padres ou Pais da igreja e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos e contra as heresias.
Essa teologia é um corpo ou um conjunto doutrinário elaborado pelos primeiros padres da igreja. Eram verdadeiros tratados teológicos dirigidos aos iniciantes nafé cristã, denunciando preocupações com problemas como moralismo, justiça e pecado.
A teologia patrística se levantou contra o paganismo e contra as heresias surgidas entre os próprios cristãos, porém o conteúdo do evangelho, no qual se apoiava a fé cristã nos primórdios do cristianismo, que era um saber da salvação, revelado e não sustentado por uma filosofia, passou a sofrer influênciafilosófica, pois os padres da igreja se viram pressionados a recorrer ao instrumento de seus adversários, ou seja, o pensamento racional.
Foram os pais da Igreja responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pela elucidaçãoprogressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradição católica.
Os principais temas abordados foram:as relações entre fé e razão, a natureza do conhecimento, o conceito de Deus e da criação do mundo a questão do mal e a filosofia na história.
Dentre os nomes que se destacaram nesse período, podemos salientar; São Gerônimo, Ambrósio de Milão, Santo Agostinho.

Escolástica:
Com aIdade Média e as invasões bárbaras, a filosofia Cristã centrou se no ensino. A cultura refugiou se nos mosteiros e conventos motivos pelos quais se diziam que a igreja através dos monges traduziam os documentos, que seriam coleções de livros, salvou a cultura.
ECOLÁSTICA é o ensino teológico, filosófico da doutrina de Tomás de Aquino ministrado nas escolas de conventos e catedrais, bem como nasuniversidades europeias da idade média.
Como sistema filosófico e teológico, a Escolástica tentou resolver a partir da fé indiscutível da doutrina religiosa e mediante um método especulativo, problemas como a relação entre a fé e a razão, desejo e pensamento, realismo e nominalismo e a probabilidade da existência de Deus.
A Escolástica tornou se um patrimônio comum um saber tradicional que seenriquecia de geração a geração, o ensino era ministrado em forma de leitura e comentários sobre o texto, inclusive da Bíblia Sagrada depois com o tempo, a simples leitura começa a ser discutida e elaborada através de trabalhos individuais. A Escolástica apresenta se assim como a historia da razão humana em determinado momento de sua evolução, manifestando indiferença na sujeição ao dogma, depois a...
tracking img