A historia da psicologia moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA MODERNA

Em dezembro de 1879, em Leipzig, Alemanha, Wilhelm Wundt implantou o primeiro laboratório de psicologia do mundo. Em 1881, fundou a revista Philosophische (Estudos Filosóficos), considerada a primeira revista de psicologia dedicada primordialmente a relatos experimentais. (SCHULTZ, Duane P., 2008).
As pesquisas sobre a naturezae o comportamento humano remontam ao século V a.C., quando filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, empenhavam-se para resolver muitos dos problemas de interesse dos psicólogos até hoje.
Uma transformação ocorreu quando os filósofos começaram a aplicar as ferramentas e os métodos eficazes das ciências biológicas e físicas às questões relativas à natureza humana. Somente quando ospesquisadores passaram a confiar na observação e na experimentação minuciosamente controladas para estudar a mente humana é que a psicologia começou a adquirir uma identidade distinta das suas raízes filosóficas.
O interesse dos psicólogos na história da psicologia ocasionou a sua formalização como uma área de estudo. Assim como existem psicólogos especializados em problemas sociais, psicofarmacologia oudesenvolvimento do adolescente, outros se especializaram em história da psicologia.
Em 1965, a publicação multidisciplinar Journal of the History of the Behavioral Sciences foi lançada, tendo como editor responsável um psicólogo. Nesse mesmo ano, foi criada a divisão de arquivos de história da psicologia americana, na University of Akron, em ohio, para atender às necessidades dos especialistas decoletar e preservar os materiais de pesquisa. (SCHULTZ, Duane P., 2005).
Somente a exploração das origens da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento é que proporcionam uma visão clara da natureza da psicologia atual. O conhecimento histórico organiza a desordem e estabelece um significado ao que parece ser um caos, colocando o passado em perspectiva para explicar o presente. (SCHULTZ, DuaneP., 2005).
Como não a registro de um incidente histórico, o historiador deve lidar com os dados encontrados na Psicologia, com os dados dos acontecimentos do passado disponíveis em fragmentos, descrições escritas por participantes ou testemunhas, cartas e diários, fotografias e peças de equipamentos de laboratórios, entrevistas, além de outros relatos oficiais. (SCHULTZ, Duane P., 2005).
Com adisciplina de psicologia, o conhecimento da sua história vai ajuda-lo a integrar as áreas e problemáticas que constituem a psicologia moderna.
Você poderá reconhecer as relações entre várias idéias, teorias e projetos de pesquisa, bem como compreender como elementos distintos da psicologia (e, em alguns casos, aparentemente não relacionados entre si) se tornam compatíveis diante do padrão do seudesenvolvimento histórico. Assim, poderíamos descrever a história da psicologia como uma história de caso, examinando os eventos e as experiências antecedentes que lhe deram a face que ela tem hoje.
Os dados da ciência da psicologia podem ser verificados mediante o estabelecimento de condições semelhantes às do estudo original e a repetição da observação. (SCHULTZ, Duane P., 2005).

2.2 FORÇASCONTEXTUAIS NA PSICOLOGIA

Uma compreensão adequada da história da psicologia tem de considerar o contexto em que a disciplina surgiu e se desenvolveu as forças sociais, econômicas e políticas que caracterizam diferentes épocas e lugares. (FURUMOTO, 1989).
Em comparação com outras disciplinas mais antigas, a psicologia sempre ficava em último lugar nas alocações anuais; havia pouco dinheiro paraprojetos de pesquisa, equipamentos de laboratórios e salários de professores. (SCHULTZ, Duane P., 2008).
Viu-se então a necessidade de mostrar que a psicologia poderia ser útil na solução de problemas sociais, educacionais e industriais. Para que um dia seus orçamentos acadêmicos e rendas crescessem.
Ocorreu que uma nova e importante força social que estava varrendo os Estados Unidos,...
tracking img