A historia da msa no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da MSA:
Tudo começou com uma ideia iluminada
Ninguém menos do que Thomas Edison, o gênio da eletricidade, ajudou os fundadores da MSA (os engenheiros John Ryan e George Deike) a projetar o primeiro produto da MSA: a lanterna para capacete de mineiro.
A sigla MSA significa Mine Safety Appliances Company, justamente porque a Companhia começou fornecendo equipamentos de segurança para osegmento de mineração.
Ao longo dos anos, a MSA se tornou a maior empresa do mundo totalmente voltada para a segurança, nos mais diversos tipos de trabalho.

Thomas Edison                          John Ryan                         George Deike

Em março de 1912, numa Mina em Jed, Oeste de Virgínia, EUA, um foco de gás metano incendiou-se através de uma labareda que saiu de uma tocha parailuminação. A explosão espalhou-se alimentada pela poeira de carvão e gases.
Um jovem engenheiro de resgate saiu do interior das ruínas, carregando em seus braços um rapaz quase morto.
Muitas mulheres aguardavam do lado de fora da mina para saber notícias de seus maridos. O jovem engenheiro olhou a expressão de angústia daquelas mulheres e pensou em como daria-lhes a trágica notícia de que 80homens haviam morrido por causa da explosão e do monóxido de carbono.
Neste momento o jovem engenheiro John Thomas Ryan tomou uma decisão: iria fazer algo para terminar como todo esse sofrimento e assim... Sua vida teria mais valor.
No ano seguinte, em abril de 1913, uma situação semelhante aconteceu com outro engenheiro, George Herman Deike. 
Ele estava na Mina Cincinati em Finleyville,Pennsylvania, na sua primeira missão de salvamento quando, durante a noite, uma tocha de iluminação incendiou-se e atingiu a área de trabalho da mina. 
Três homens do resgate entraram na mina atravessando o fogo e as chamas. George Deike ficou aguardando do lado de fora, mas quando viu que dois homens voltaram e um ainda estava lá dentro, não teve dúvidas, colocou a sua máscara de ar e atravessou à densafumaça. A máscara estava vazando e ele tinha que voltar imediatamente para o ar fresco; mas ele não desistiu e continuou procurando até que avistou o corpo de seu companheiro de resgate que estava caído ao lado de um carrinho de mineiro. Chegou perto e verificou que àquele homem não tinha mais respiração, nem pulso.
Sufocado, o jovem procurou o caminho de volta. Estava exausto e quase não conseguiafalar.
Os médicos disseram ao jovem George Deike que ele poderia ter morrido, pois havia respirado gás e fumaça por uns 30 minutos.
Dois homens, duas histórias semelhantes, o mesmo ideal!
John Ryan e George Deike se uniram para fundar a MSA, depois de uma histórica coincidência...
Eles estavam conversando sobre os seus ideais para melhorar as condições de trabalho nas minas, até que GeorgeDeike mostrou uma lista com seus desenhos sobre o que ele considerava ser essencial para a segurança dos mineiros. John Ryan ficou espantado. Poucos meses antes, durante uma expedição para as minas de carvão no Alaska, ele havia pensado sobre a necessidade de equipamentos de segurança e também havia feito uma lista.
Exceto por dois pequenos detalhes, as listas eram idênticas. Era incrível, masestes dois homens trabalhavam, à distância, na mesma ideia.

No dia 15 de junho de 1914, os jovens John Ryan e George Deike viram as pequenas letras "MSA" pintadas sobre a porta do escritório no primeiro andar de um edifício no centro de Pittsburgh. Eles queriam fazer algo que nunca havia sido feito antes, uma companhia cujo principal objetivo era salvar e proteger a vida humana. A vantagem deleseram as ideias e o desejo de fazê-las funcionar.

É exatamente nesse ponto que o ilustre inventor Thomas Edison entra na história.
Depois de desenharem o projeto de uma lâmpada elétrica acoplada a um capacete, John Ryan e George Deike foram convencer Thomas Edison a reduzir o tamanho da bateria alcalina para encaixá-la na cavidade elétrica colocada no capacete de mineiro.
Thomas Edison sabia...
tracking img