A historia da evolução da adm de rh

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

2

3 A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

4

5 ANTECEDENTES HISTÓRICOS

Conceituação

A Administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É a área quetrata de recrutamento, seleção, desenvolvimento, manutenção controle e avaliação de pessoal.
A evolução histórica da administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das tarefas da gestão de pessoal. O movimento da administração Cientifica tem origem com as experiências de Frederick W. Taylor (1856 – 1915), nos Estados Unidos eHenri Fayol (1814 – 1925) na França.
Taylor, com base em observações diretas, feitas em oficinas, conclui que de modo geral os operários produziam muito menos do que poderiam produzir. A partir daí desenvolve seu sistema de Administração Cientifica, do ponto de vista técnico, esse sistema se fundamentava na racionalização do trabalho.
Fayol contribuiu para o movimento da Administração Cientificacom fayolismo. Esta doutrina atribui aos subordinados uma capacidade técnica, que se exprime nos princípios: conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

A Escola das Relações Humanas

O movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu a partir da construção da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. Asbases desses movimentos foram dados pelos estudos de desenvolvimento pelo psicólogo americano Elton Mayo (1890 – 1949).
A importância das relações humanas passou a ser mais reconhecida no âmbito das organizações de maior porte e complexidade. Nelas, as relações tendiam a ser cada vez mais impessoais. A descoberta da relevância do fator humano na empresa veio proporcionar o refinamento da ideologiada harmonização entre capital e trabalho definida pelos teóricos da administração cientifica. Com efeito pode dizer que as relações humanas constituem um processo de integração de indivíduos numa situação de trabalho, de modo a fazer com que os trabalhadores colaborem com a empresa e até encontram satisfação de suas necessidades sociais e psicológicas.

Relações Industriais

Nos EstadosUnidos, sobretudo no período imediatamente e posterior à Segunda Guerra mundial, verificou-se notável aumento do poder dos sindicatos de trabalhadores.
Essa situação determinou mudanças significativas na administração de pessoal das empresas, cujas atividades se restringiam às rotinas de pessoal orientadas pelo enfoque legal e disciplinar.
O movimento das relações industriais expandiu-se a partir dadécada de 50. Cabe considerar, entretanto, que essas mudanças na administração de pessoal ocorreram em virtude do fortalecimento das organizações sindicais.

1 Administração de Recursos Humanos

Começa-se a falar de administração de Recursos Humanos na década de 60 quando essa expressão passou a substituir as utilizadas no âmbito das organizações: Administração de Pessoal e RelaçõesIndustriais.
Atualmente, a maioria das empresas brasileiras de grande e médio porte mantém departamentos de recursos humanos, porem a adoção dessa designação parecer estar relacionada ao interesse em apresentar uma característica de modernidade.

O aparecimento da Administração de Recursos Humanos deve-se à introdução de conceitos originais da Teoria Geral dos Sistemas à gestão de pessoal.
A teoriaGeral dos Sistemas tem origem nos estudo do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy (1901 – 1972). Ele verificou que certos princípios de algumas ciências poderiam ser aplicados a outras, desde que seus objetivos pudessem ser entendidos como sistemas, fossem eles físicos, químicos, sociais, psicológicos etc.

- O surgimento da Administração de Recursos Humanos através de visão Humanísticas...
tracking img