A historia da evolução da adm de rh

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

2

3 A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

4

5 ANTECEDENTES HISTÓRICOS

Conceituação

A Administração de Recursos Humanos é oramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É a área quetrata de recrutamento, seleção, desenvolvimento, manutenção controle e avaliação de pessoal.
A evolução histórica da administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento dasorganizações e do aumento da complexidade das tarefas da gestão de pessoal. O movimento da administração Cientifica tem origem com as experiências de Frederick W. Taylor (1856 – 1915), nos Estados Unidos eHenri Fayol (1814 – 1925) na França.
Taylor, com base em observações diretas, feitas em oficinas, conclui que de modo geral os operários produziam muito menos do que poderiam produzir. A partir daídesenvolve seu sistema de Administração Cientifica, do ponto de vista técnico, esse sistema se fundamentava na racionalização do trabalho.
Fayol contribuiu para o movimento da Administração Cientificacom fayolismo. Esta doutrina atribui aos subordinados uma capacidade técnica, que se exprime nos princípios: conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

A Escola das RelaçõesHumanas

O movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu a partir da construção da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. Asbases desses movimentos foram dados pelos estudos de desenvolvimento pelo psicólogo americano Elton Mayo (1890 – 1949).
A importância das relações humanas passou a ser mais reconhecida no âmbito dasorganizações de maior porte e complexidade. Nelas, as relações tendiam a ser cada vez mais impessoais. A descoberta da relevância do fator humano na empresa veio proporcionar o refinamento da...