A historia da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Historia da Enfermagem

Enfermagem domiciliar:
A enfermagem domiciliar é uma atividade especializada, aceita em vários países, inclusive no Brasil. Sendo considerada umaespecialidade e uma pratica avançada, exige conhecimento cientifico-tecnológico, competência e profissionalismo, contendo o exercício profissional complexo, requerendo profissionais com formação.O atendimento domiciliar à saúde esta emergindo, e sendo inserido lentamente em serviços públicos e privados, na tentativa de complementar a assistência à saúde hospitalar. È umamodalidade alternativa ao modelo de assistência à saúde do país, buscando suprir parte desta necessidade e assumindo uma conotação diferenciada de tempos passados.
Sua finalidade é umaalternativa para tirar, precocemente, o doente do ambiente hospitalar e colabora com a diminuição do custo institucional tanto do sistema de atenção à saúde publica, etc.

Competências eresoluções:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), à saúde domiciliar é um conjunto de ações realizadas por uma equipe interdisciplinar no domicilio do usuário/família, apartir do diagnostico da realidade em que está inserido, de seus potenciais e limitações. Articula promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, fornecendo assim odesenvolvimento e a adaptação de suas funções de maneira a estabelecer sua independência e a preservação de sua autonomia. Todos os pacientes podem ser cuidados no domicilio, com exceção daquelesque precisam ser submetidos a tratamentos cirúrgicos de alta complexidade, etc.
Uma Equipe é representada pela junção de seus profissionais em suas áreas e conhecimentos específicos,trabalhando em prol de um “bem comum”.
Sua ética exige extrema habilidade de clareza na comunicação, respeitando os procedimentos profissionais no desempenho de sua organização e técnica.
tracking img