A historia da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância do Apego no Processo de Desenvolvimento

A importância do estabelecimento de apegos seguros na infância para o desenvolvimento saudável do indivíduo.
Tendo como base a Teoria do Apego de John Bowlby, com suas bases etológicas e psicanalíticas, examinam-se os comportamentos de apego em diferentes idades, seus padrões e características de estabilidade e persistência.
O padrão deapego desenvolvido pela criança em relação à mãe, é influenciado por fatores constituintes da personalidade de cada um e interfere no desenvolvimento social do indivíduo, até a vida adulta.
Apego é uma expressão usada tanto pelo senso comum quanto nos meios acadêmicos. Popularmente usa-se com freqüência expressões como: fulano é muito apegado à sua mãe; beltrano é muito apegado à sua família ou aseu namorado (a).
Na definição de Ainsworth (1989) citada em Bee (1996), tais expressões referem-se, em verdade, a um vínculo afetivo desenvolvido pelo indivíduo em relação a um parceiro que, por sua importância, deseja-se que sempre esteja próximo e que não pode ser substituído por nenhum outro.
O apego é definido por Bee (1996) como uma variação do vínculo afetivo, onde existe a necessidade dapresença do outro e um acréscimo na sensação de segurança na presença deste.
O sentimento do bebê em relação a seus pais é um apego, na medida em que ele sente nos pais a base segura para explorar e conhecer o mundo à sua volta.
A Teoria do Apego e algumas reflexões clínicas
O interesse e as pesquisas de John Bowlby, psiquiatra e psicanalista inglês, sobre os efeitos da privação da figuramaterna para a saúde mental em crianças, começaram a partir de sua experiência como assessor da Organização Mundial de Saúde na área de saúde mental. Bowlby, juntamente com James Robertson (1948), estudou os efeitos da privação materna em crianças com idades entre 2 e 4 anos. Estas crianças foram observadas antes, durante e depois da separação de suas mães (Bowlby, 1990).
Quando John Bowlby estudou ovínculo entre mãe e filho, concluiu que essa ligação era parte de um sistema de comportamento que servia à proteção da espécie, já que os bebês humanos são indefesos e incapazes de sobreviver sozinhos por um longo período de tempo. Deste modo, o apego dos bebês às suas mães ou cuidadores é o que possibilitaria a sobrevivência da espécie (Bowlby, 1990; Hoffman et al, 1996).
Dentre as muitascontribuições que as pesquisas em etologia trouxeram ao estudo do desenvolvimento humano, uma delas foi a de que em alguns períodos da vida os indivíduos estão mais sujeitos a serem influenciados por determinados fatos, que em outros.
A Teoria do Apego tem, em suas bases psicanalíticas, a compreensão da importância do vínculo inicial da criança à sua mãe, discutindo os comportamentos de apego emtermos de relações objetais.
A ligação do bebê com sua mãe, por ser esta a fonte de satisfação de suas necessidades biológicas que devem ser satisfeitas, sendo a frustração dessa satisfação geradora de patologias observáveis, quando do processo de análise do indivíduo adulto (Bowlby, 1990)
A partir da primeira relação, segundo Bowlby (1990), estabelece-se no indivíduo um modo de funcionamento,Modelo Funcional Interno. A criança que tem em sua experiência um modelo seguro de apego vai desenvolver expectativas positivas em relação ao mundo, acreditando na possibilidade de satisfação de suas necessidades. Já uma outra com um modelo menos seguro, poderá desenvolver em relação ao mundo expectativas menos positivas.
O estabelecimento de um modelo de apego seguro ou inseguro fornece a base para aformação de um Modelo Funcional Interno, uma lente a partir da qual o indivíduo vai ver o mundo e a si própria (Bowlby, 1990).
Mary Ainsworth e colaboradores (1978), desenvolveu um experimento, denominado "Situação Estranha", para identificar padrões de apego, em crianças entre 12 e 18 meses. Este estudo possibilitou a identificação de três padrões diferentes de apego.
• Apego seguro: As...
tracking img