A historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade existe desde a época dos primórdios. Quando eles contabilizavam suas armas e equipamentos para pescas, até separando seus rebanhos. Mas foi na época damesopotâmia, atual Iraque, que os homens começaram a contabilizar com registros seus patrimônios. E com o passar do tempo os homens foram se atualizando.
No Egito, com toda sua grandeza e inteligênciaeles utilizaram uma planta chamada Papiro, que nascia a margem do grande rio. Elas eram utilizadas para os escribas registrarem o movimento. Foi onde, surgiram os primeiros livros contábeis.
Osfenícios ao intuito de expandir seu comércio viajavam no mediterrâneo. Foram eles que desenvolveram as trocas com moedas e simplificaram os registros por símbolos. Logo veio os romanos, com toda suagrandeza, exércitos, o maior império de todos os tempos, com seu sistema jurídico de contabilidade organizada. Mas todo império cai e após dois séculos, no renascimento, os árabes ao invadir a penínsulaibérica trouxeram alguns manuscritos de contabilidade que influenciou o comércio na Europa, principalmente na Itália. Os comerciantes precisavam de algo para controlar os interesses entre os comerciantese os credores, e que não atrapalhasse e sim ajudasse o envolvimento comerciante e cliente. Diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações, proporcionaram um impulso espetaculardas ciências contábeis, sobretudo na Itália. Logo veio o Frade Luca Pacioli que foi autor da primeira literatura contábil relevante, considerando o método das partidas dobradas. Isso era o inicio dopensamento cientifico da contabilidade.
Depois do descobrimento do Brasil vieram os contadores; em Portugal foi baixada a lei que regulamentava o exercício da função contábil, e a partir daí iniciava-seo ensino contábil nas escolas, surgindo um profissional chamado de guarda-livros, tornando-se futuramente uma das profissões mais valorizadas nos países de primeiro mundo.
O que toda história...
tracking img