A historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A contabilidade segundo a história existe desde antiguidade com princípios rudimentares, surgindo junto com as histórias das civilizações.
A história da origem da contabilidade tem sido pouco explorada, o objetivo desse trabalho e focar a relação da história da evolução do pensamento contável com a própria história da humanidade.
O nosso propósito e de mostrar o nosso estudo sobrea evolução e o surgimento dos primeiros indícios até o momento atual da história da contabilidade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Historia da Contabilidade
A história da contabilidade e tão antiga quanto a história das civilizações.   Onde o homem vivia da caça, da pesca e da coleta de alimentos jáhavia indícios   da pratica rudimentar da contabilidade usando folhas, pedaços de ossos e pequenas pedras de diversos tamanhos.Com o passar dos séculos o homem aprende a domesticar animais e praticar a agricultura rompendo a vida comunitária, a partir disso cada pessoa criava sua riqueza individual, e quando  morria seu legado era deixado como herança aos filhos e parentes. Foi criado o termopatrimónio.
Os primeiros registros patrimoniais foram na região da Mesopotâmia por volta de 2000 a. C. Surgindo os mercados baseados na troca de mercadorias por outra. A medida que o homem começava a adquirir maior quantidade de bens passou a preocupar-se como faria para aumentar suas poses e quanto elas poderiam render.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidadede controlar seus bens, que não poderia ser feito sem o devido registo, a fim de prestar conta da coisa administrada.
 A contabilidade foi um importante fato da história, fez o homem raciocinar evoluindo de maneira acelerada chegando ao mundo capitalista.

A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação eraefetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.c.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render equal a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
 
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
 
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia anecessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena deescrever) no egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.
A medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da república romana (200 a.c.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.
No período medieval, diversasinovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na itália que surge o termocontabilitá.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
Contabilidade do mundo antigo - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da era cristã, quando apareceu o liber abaci , da autoria leonardo fibonaci, o pisano....
tracking img