A historia da contabilidade no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
______________________________________________________________________


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS


TONY JEAN DE LIRA















A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL:
Uma resenha crítica













______________________________________________________________________
Pesqueira-PE
2009TONY JEAN DE LIRA










A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL:
Uma resenha crítica











Trabalho de produção textual apresentado à
Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, comorequisito parcial para a obtenção de média bimestral na
disciplina de Contabilidade Básica do Curso de
Graduação em Ciências Contábeis.


Orientador: Prof. José Manoel da Costa











Pesqueira-PE
2009





1- Reis, Aline deJesus; Silva, Selma Leal da. A Historia da Contabilidade no Brasil. (Unifacs)




2- Nesta resenha, citamos a evolução da Contabilidade no Brasil, da época colonial até os dias atuais, neste artigo são citadas datas importantes e personagens que ajudaram na evolução e desenvolvimento da contabilidade brasileira.




3- O presente trabalho mostra que o início da história da Contabilidadeno Brasil, esteve ligado com o desenvolvimento da sociedade colonial, e a necessidade de controle dos gastos públicos com a chegada da família real portuguesa. E está dividido em capítulos, mostrando o quanto evoluiu e está evoluindo a contabilidade no Brasil.




4- A história da contabilidade está subdividida em capítulos:



Cap. I - A Contabilidade da Época Colonial ao BrasilImpério


Iniciou-se na época colonial representada pela a evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras alfândegas criadas em 1530. Pois no ano de 1549 foram criados os armazéns alfandegários e para controle destes foi nomeado o primeiro contador geral das terras do Brasil, o Sr. Gaspar Lamego. Conta a história que no dia 16 de julho de 1679é criada a casa dos contos, órgão encarregado de processar e fiscalizar as receitas e despesas do estado. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808 teve um desenvolvimento sócio-econômico e cultural mais efetivo na colônia, com a abertura dos portos as nações amigas. O desenvolvimento social que ocorreu naquele período, com a expansão da atividade colonial provocou um aumento nosgastos, exigindo mais controle nas contas públicas e receitas do estado, e para este fim foi criado o órgão denominado Erário Régio. Com a instalação do Erário Régio, foi introduzido o método das partidas dobradas, órgão composto por um presidente com função de inspetor geral, um contador e um procurador fiscal, incumbidos de fazer toda arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.Através do Alvará de 15 de julho de 1809, foi oficializado as aulas de comércio no Brasil, com a nomeação de José Antonio Lisboa, que se torna o primeiro professor de contabilidade no Brasil. Em 18501 um fato marcante foi o código comercial Brasileiro estabelecido no período da república pelo Imperador D. Pedro II, com intuito de regulamentar os procedimentos contábeis, impondo asempresas a fazer escrituração dos livros e fatos patrimoniais. No ano de 1869 foi criado a Associação dos Guarda-Livros da Corte, no ano seguinte pelo decreto imperial nº 4.475 o guarda-livros, como era conhecido antigamente o profissional de Contabilidade.



Cap. II - A Influência Italiana na Contabilidade do Brasil

A doutrina contábil é recente no Brasil, e até a primeira metade do...
tracking img