A historia da administração de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROFESSOR: EDMUNDO SOUZA ESTEVÃO

A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

JOYCE NUNES CARVALHO VILELA

PATOS DE MINAS
2011
JOYCE NUNES CARVALHO VILELA

A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOSTrabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Admnistração de Recursos Humanos do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Ciências Administrativas do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação do professor Edmundo Souza Estevão

PATOS DE MINAS
2011
INTRODUÇÃO
O estudo apresenta um panorama da trajetória dosetor de Recursos Humanos no Brasil e no Mundo, e toda evolução analisando desde seu surgimento, no século XIX, até o seu contexto atual.

1 - A HISTÓRIA DA ARH NO MUNDO
Acreditava-se erroneamente que o surgimento da prática de recursos humanos se deu exclusivamente pela necessidade de valorização do fator humano e suas relações nas organizações, no entanto, tal função emergiu também em virtudeda eclosão de uma série de fatores que caracterizaram o fim do século XIX e o início do século XX. Dentre esses podemos destacar a contraposição de duas grandes vertentes do período: a mecanicista e a humanista.

Segue os fatores que marcaram a transposição das eras acima mencionadas.
• Forte desenvolvimento econômico e tecnológico.
• Experiências e doutrinas humanistas do fim do séculoXIX até 1930: esse período assistiu o aparecimento e a difusão de valores humanistas ligados ao trabalho.
• Acirramento das relações de trabalho e reformismo : com o crescimento do mercado e da aplicação tecnológica nas indústrias, as organizações ficavam maiores e mais sofisticadas, com isso, o trabalho tornava-se mais complexo. Com sindicatos mais fortes e espírito de confrontação, o poder debarganha dos trabalhadores aumenta e as greves começam a ganhar ímpeto. Surgem então, os primeiros departamentos de pessoal e seus defensores nas empresas.
• Grande evolução das ciências comportamentais

O processo de evolução do RH, por sua vez, pode ser dividido em quatro grandes momentos:
Período: Final Século XIX até 1ª Guerra Mundial
Nesse período o capataz traduzia-se como sendo afigura que melhor poderia representar um modelo de gestão de Recursos Humanos, pois ele era o responsável pela contratação e demissão dos funcionários, supervisionava, controlava, chegando até a puni-los. Surgiram também as primeiras leis regulamentadoras das atividades do trabalho, incluindo o estabelecimento de horários e dias bem como a regulação do trabalho infantil e condições mínimas desegurança.
Em 1910, o taylorismo consolidou-se como o primeiro estruturado sobre a gestão de recursos humanos, modelo que incluía entre outros, o desenvolvimento de uma ciência para cada elemento do trabalho; seleção cientifica e treinamento dos trabalhadores, dividindo e responsabilizando-os, de maneira que cada um faça o que lhe é mais apropriado.
Período: Entre Guerras
O Períodocaracterizou-se pelo início da preocupação com a gestão de pessoas nas organizações. As empresas começam a considerar os fatores psicológicos nas relações profissionais e cresce a sindicalização e as legislações para a regulação do trabalho.
Nesse tempo surge o Departamento de Pessoal, responsável por recrutar, selecionar, remunerar e demitir funcionários, baseando-se nas idéias tayloristas, que coloca apessoa certa no lugar certo. Entretanto, com a divulgação dos experimentos de Hawthorne, as questões passam a ser mais complexas, envolvendo as relações humanas; e passam a utilizar ferramentas de análise de produtividade de satisfação, como: grupos, liderança, motivação, atitude e comunicação.
Período: Pós-Guerras até a década de 1980
Período marcado por grandes avanços na gestão de pessoas,...
tracking img